Saúde

Urologista Dr. Júlio Cesar Sfreddo fala sobre o Novembro Azul, no Prato Limpo

Médico alerta para a importância da prevenção do câncer de próstata
23/11/2022 Em Garibaldi
Portal Adesso

     Na tarde desta quarta-feira (23), o urologista Dr. Júlio Cesar Sfreddo, participou do Programa Prato Limpo para falar sobre a campanha do Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata.

     Sfreddo alerta que o câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, no mundo. Por isso, a importância da prevenção. “Uma vez por ano, as pessoas a partir dos 45 anos têm que cuidar da próstata, tem que visitar o urologista. O exame pode salvar uma vida”, afirma.

     O urologista destaca que na Região da Serra Gaúcha a incidência deste tipo de câncer é alta, principalmente em casos em que a doença já está em estágio mais evoluído. “O paciente não faz uma evolução precoce, já chega em estágio em que se pode oferecer pouco a ele”, explica.

     De acordo com Sfreddo, a cura para o câncer de próstata, principalmente em casos em que a doença é identificada no início, é muito alta. “A cura, quando diagnosticada no início, é 100% ou perto disso”, afirma.

     O médico também ressalta que Garibaldi é um município que oferece fácil acesso aos especialistas. “Aqui, somos três urologistas e a gente se dedica muito. O Hospital São Pedro tem um ambulatório de urologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para as pessoas que não tem condições de procurar um médico particular”, enfatiza.

     Por fim, o urologista afirma que homens que têm histórico da doença na família, podem começar a realizar o exame a partir dos 45 anos, enquanto aqueles que não têm casos de doença na família, podem começar a partir dos 50 anos. “Novembro está terminando, mas a campanha da próstata continua”, reforça. 

MAIS NOTÍCIAS