Geral

Pinto Bandeira obtém 1ª Denominação de Origem exclusiva de espumantes do Novo Mundo

Publicação na Revista da Propriedade Industrial ocorreu nesta terça-feira (29)
30/11/2022
Portal Adesso / Foto: divulgação

     Pinto Bandeira teve o reconhecimento de 1ª Denominação de Origem exclusivas de espumantes do Novo Mundo publicado nesta terça-feira (29), na Revista da Propriedade Industrial. A conquista foi festejada pelas vinícolas Aurora, Don Giovanni, Geisse e Valmarino, que passam a exibir nos rótulos de seus espumantes únicos a distinção que eleva e consolida a posição da região e do Brasil no universo da bebida.

     A busca pela obtenção da Denominação de Origem (DO) Altos de Pinto Bandeira começou ainda em 2012, quando Associação dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira (Asprovinho) deu o primeiro passo. Daqui para a frente, toda garrafa de espumante natural que nasce nesta região delimitada e exibe o Selo da DO estará entregando a garantia da procedência e qualidade das uvas, assim como de cada etapa do caminho, do vinhedo à taça. 

     Selo da DO

     Para ter direito ao uso do Selo da DO em seus espumantes naturais, as vinícolas Aurora, Don Giovanni, Geisse e Valmarino têm que cumprir regras rigorosas de controle, desde o cultivo das uvas até o engarrafamento.

     Tudo começa com as variedades autorizadas - Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico – que, além de serem cultivadas na área geográfica delimitada, também precisam ser conduzidas pelo método espaldeira. A interação clima-solo-videira é o que confere as características particulares necessárias para a elaboração do vinho base que vai originar o espumante natural dos Altos de Pinto Bandeira. Para completar, destaque para a atividade do homem que revela e evidencia, através de sua sensibilidade e conhecimento, a identidade do local.

     Mesmo seguindo todo o protocolo, é preciso submeter os produtos a análises laboratoriais e sensoriais, com gestão do Conselho Regulador da DO. Somente depois é que o produto está apto a receber o rótulo com o Selo e seguir para a mesa do consumidor.

     Os primeiros espumantes com a DO Altos de Pinto Bandeira devem chegar ao mercado a partir do ano que vem.

MAIS NOTÍCIAS