Polícia

Em apenas 11 dias, Serra Gaúcha já registra dez assassinatos

Até agora, 2023 registra uma morte violenta a cada 24 horas na região serrana
12/01/2023
Rádio Spaço FM - Foto: Luiz Carlos Muller

     O ano de 2023 começou de forma violenta na Serra Gaúcha. Do dia 1º a 11 de janeiro, foram registradas 11 mortes na região, o que representa uma ocorrência a cada 24 horas. Os crimes aconteceram em Farroupilha, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Carlos Barbosa.

     A cidade de Caxias do Sul, concentra o maior número de casos contra a vida. As vítimas são quatro mulheres e um homem. O primeiro caso foi o de Naiara Ketlin Pereira Maricá, de 18 anos, estuprada e morta na madrugada do dia 1º, no bairro Esplanada. No dia 6, Juliana Denise Ferreira, de 39 anos, foi assassinada a golpes de machado pelo companheiro João Batista Silva de Souza, de 58, que cometeu suicídio depois do crime. As duas ocorrências são tratadas como feminicídio e estão sendo investigadas pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).

     Outros dois casos mais recentes ocorreram nos bairros Montes Claros e Charqueadas, respectivamente. Gevison Cristiano de Lima, de 36 anos, foi morto a tiros na Rua Albano Caberlon na noite de domingo, 8. Raquel dos Santos foi baleada na Rua Maria Blandina Rigoni na noite de segunda-feira, 9. Ela chegou a ser socorrida ao Hospital Pompéia, onde morreu um dia depois, na data em que completou 48 anos. Dois homens que estavam com Raquel, também ficaram feridos na mesma ocorrência. Conforme a polícia, um deles permanece internado em estado grave e o outro foi liberado.

     Na noite desta quarta-feira (11), uma mulher de 65 anos, foi morta a tiros no bairro Fátima, na zona norte de Caxias do Sul. Com cinco assassinatos em 11 dias, Caxias do Sul alcança a marca de todo o mês de janeiro do ano passado. O município encerrou 2022 com 77 vidas perdidas em crimes contra a vida, sendo que maio foi o mês mais violento, com 15 mortes.

Os crimes de 2023 na região


Naiara Ketlin Pereira Maricá, de 18 anos, foi estuprada e morta nas primeiras horas de 2023 no bairro Esplanada, em Caxias do Sul. Ela foi encontrada dentro da casa onde morava por familiares, com sinais de violação sexual e golpes de faca na perna e no pescoço na manhã do dia 1º. Antes do crime, a jovem havia participado de uma confraternização com amigos.


O corpo de um homem foi encontrado carbonizado dentro de um carro no interior de Bento Gonçalves na tarde do dia 1°. A Polícia Civil afirma que encaminhou um familiar para a coleta de material genético para confronto com o DNA extraído do corpo carbonizado. Até esta quarta-feira (11), a identidade ainda não havia sido confirmada.


Alifer da Silva, de 21 anos, foi encontrado morto a tiros na manhã do dia 3, na Rua São Gabriel, no bairro Monte Pasqual, em Farroupilha.


Jonatan de Barros Silveira, de 33 anos, foi encontrado dentro de um carro no fim da manhã do último dia 4, na Rua Avelino Signor, no bairro Barracão, em Bento Gonçalves. O corpo estava em um Volkswagen / Voyage branco, no banco do motorista. Ele apresentava dois ferimentos por arma de fogo, no olho e no braço.


Juliana Denise Ferreira, de 39 anos, foi morta com golpes de machado pelo companheiro João Batista Silva de Souza, de 58 anos, no bairro Cruzeiro, em Caxias. Segundo a Polícia Civil, ele tirou a própria vida após cometer o crime.


Diego da Silva Mota, de 32 anos, foi encontrado carbonizado por volta das 5h, do dia 6, nas proximidades da Capela da localidade do Forromeco, no interior de Carlos Barbosa. A vítima era natural de São Leopoldo.


Luiz Carlos Rochembach, de 53 anos, foi morto a tiros na noite de sábado, 7, em Bento Gonçalves. O crime foi registrado na Rua Lajeadense, no bairro Conceição, por volta das 21h30. A Brigada Militar foi acionada após receber informações de que um homem estava caído na rua, próximo de uma escadaria.


Gevison Cristiano de Lima, de 36 anos, foi baleado na Rua Albano Caberlon, no bairro Montes Claros, em Caxias do Sul, por volta das 20h45 do domingo, 8. A polícia foi acionada por um morador que relatou que um Voyage de cor escura havia parado na via. Dois homens desceram do carro, armados, e dispararam contra a vítima.


Raquel dos Santos, de 48 anos, foi baleada na noite de segunda-feira, 9, na Rua Maria Blandina Rigoni, bairro Charqueadas. Ela chegou a ser socorrida ao Hospital Pompéia, mas não resistiu e morreu um dia depois. Dois homens que estavam com Raquel, também ficaram feridos na mesma ocorrência. Um deles foi liberado e outro permanece internado em estado grave.


Uma mulher de 65 anos, que ainda não teve sua identidade divulgada, morreu após ser atingida por disparos de arma de fogo na noite desta quarta-feira, 11, em Caxias do Sul. O ataque a tiros aconteceu por volta das 20h, entre as Ruas Luiz Eurico Tejera Lisboa e Hugo Torquatto Argenta, no bairro Fátima, na zona norte da cidade.




MAIS NOTÍCIAS