Política

Polêmica: Deputado Maurício Marcon compara a Bahia com o Haiti

Político de Caxias do Sul foi criticado até pelo ex-presidente do STF Joaquim Barbosa
09/02/2023
Portal Adesso

     O deputado federal Mauricio Marcon (Podemos-RS) fez uma série de críticas à Bahia e aos eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no estado em uma live transmitida em suas redes sociais. O parlamentar disse que o estado nordestino é sujo e o comparou ao Haiti. As falas foram classificadas como preconceituosas e ofensivas nas redes sociaise causou polêmica em diversos Estados do país.

     "A gente teve lá na Bahia. Assim, é um Haiti. Não tem explicação. É uma pobreza, tudo pichado, sujo. E era uma área turística. A gente fica imaginando onde não é", diz o deputado. Apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ele se define como conservador e "antipetista". Os ataques à Bahia foram feitos em um contexto em que ele associava a pobreza no Nordeste a políticos de esquerda. "Se o Brasil tivesse uma educação melhor, com renda melhor, o Lula não seria presidente. O interesse desses políticos é que continue ruim", afimou Marcon.

     As falas do deputado foram criticadas nas redes sociais. O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa classificou as declarações como preconceituosas e ofensivas. "Caro Deputado Marcon: instrua-se, eduque-se, retenha essa baba ofídico-peçonhenta que emana da tua boca, seiva da violência que grassa em nosso país. Conheça direito a Bahia, o seu peso histórico, a sua estupenda arte, as suas magníficas igrejas, ie, a sua gigantesca e decisiva", postou Barbosa.

     Deputado estadual do Rio Grande do Sul, o ex-policial civil Leonel Radde (PT) disse que prestou queixa na polícia contra os ataques feitos pelo parlamentar. "Registramos Boletim de Ocorrência contra o Deputado Federal pelo RS Maurício Marcon que proferiu diversas ofensas aos nordestinos, com falas racistas e repletas de preconceitos. Não é possível que o nosso país possa conviver com esse tipo de racista na política! Fascista!", publicou.

     Políticos da Bahia também se manifestaram sobre as declarações e prometeram tomara providências com relação a este caso.  Mauricio Marcon após, a repercussão negativa publicou uma Nota Oficial, dizendo que suas palavras foram tiradas de contexto.

Nota 

No último domingo, ao fazer a minha rotineira live para dar transparência ao meu mandato, a qual faço desde antes de me tornar Vereador, acabei proferindo uma fala que vem sendo maldosamente distorcida por grupos e pessoas que visam única e exclusivamente destruir a imagem de quem pensa diferente.

Ao me referir ao estado da Bahia de maneira alguma me referi ao seu povo, pelo qual tenho muito respeito e admiração - um povo guerreiro e trabalhador, com uma admirável história. A Bahia é um estado rico em belezas naturais mas que, infelizmente, ainda sofre economicamente, como mostram os dados socioeconômicos locais - aos quais todos têm acesso.

Minha fala foi somente no sentido de alertar e trazer ao público o quanto este estado merece atenção e cuidado para que atinja o seu máximo potencial econômico, gerando emprego, renda e desenvolvimento - o verdadeiro caminho para a superação da pobreza.

Somente expressei a minha percepção de um local turístico para fazer uma crítica construtiva, a qual deveria ser encarada de forma positiva, pois tem como objetivo a busca por melhorias para este estado com imenso potencial turístico.

Lamento muito as distorções, inverdades e a má fé destes ataques políticos e oportunistas que modificaram o tom e o contexto de minha fala






MAIS NOTÍCIAS