Eventos/Cultura

Lançada a 144ª Romaria ao Santuário de Caravaggio

Milhares de pessoas devem participar do evento. Lema desta edição é: “Fonte de nossa alegria, rogai por nós”.
08/03/2023
Portal Adesso - Foto: divulgação

     O lançamento oficial da 144ª Romaria ao Santuário de Caravaggio, aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 08 de março, dia Internacional da Mulher, em uma coletiva de imprensa nas dependências da Rádio Miriam. O lema desta edição que acontece nos dias 26, 27 e 28 de maio é: “Fonte de nossa alegria, rogai por nós”.

     O Reitor, padre Ricardo Fontana fez seu convite a participação na 144ª Romaria ao Santuário de Caravaggio: "Querido devoto de Nossa Senhora de Caravaggio, você é sempre muito bem vindo à casa da Mãe de Caravaggio. Faça um caminho sereno, faça sua oração, participe da celebração eucarística, do sacramento da reconciliação e volte pra casa com o carinho da Mãe".

     Padre Ricardo trouxe a reflexão do lema desta romaria, como também do cartaz deste ano traduzindo os aspectos contidos na arte: "O Cartaz remete às Bodas de Caná, onde a Mãe de Jesus estava presente, em uma festa de casamento e eles não tinham mais vinho. Diante da Indicação de Maria, “Fazei tudo o que Ele voz disser!” Jesus pede para encher as talhas que estavam vazias. Nele temos uma fonte, uma fonte viva que jorra para a vida eterna, desta água ele também transforma em vinho que nos recorda a nova e eterna aliança, que Jesus selou com seu sangue, celebrado no pão mas também no vinho. Vinho produzido pelo trabalho humano, fruto da videira e dos nossos agricultores de nossa região. Por isso é significativo junto à Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), salientar a representação dos frutos do Espírito Santo, o Amor representado no vinho tinto, a Paz no vinho branco e a Alegria no vinho rose.

     Ele salientou que a Campanha da Fraternidade  deste ano remete a fome, ao alimento e nesse aspecto lembrou que  70%  do alimento que chega à mesa dos brasileiros são oriundos da agricultura familiar.  “Queremos destacar as milhares de famílias que trabalham com a uva e que desde seus antepassados  muito contribuíram para o desenvolvimento da região” afirmou. O lançamento da Romaria  contou também com a presença das soberanas de Farroupilha, a rainha Laura Verona Bet e as princesas Milena Dossin Broilo e Ana Paula Casa, que destacaram que seus trajes remetem à fé, ao trabalho e à esperança.

     Também esteve presente a Secretária Municipal  Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Regina Célia Ducati. Ela informou que  os vários setores da administração municipal já estão  elaborando, em conjunto com o santuário, o planejamento para bem receber os fiéis nos dias da romaria.





MAIS NOTÍCIAS