Educação

Filho de agricultores é aprovado em dezoito faculdades de Medicina

Gabriel Ficagna Zaccaron, de Bento Gonçalves passou também no vestibular mais concorrido do país na USP
08/03/2023 Em Bento Gonçalves
Rádio Difusora 890
Anterior Próximo

     Um jovem de 20 anos de Bento Gonçalves está trocando a lida nos parreirais pelo jaleco de médico. Essa é a história de Gabriel Ficagna Zaccaron, que até semana passada ajudava os pais na colheita da uva e está embarcando para estudar numa das melhores universidades do país a Universidade de São Paulo (USP. Ele foi aprovado no vestibular para cursar Medicina na instituição. As informações e reportagem são da Rádio Difusora.

     Gabriel Zaccaron é considerado um verdadeiro gênio. Além de ser aprovado em Medicina na USP, um dos cursos mais concorridos de todo o Brasil, o jovem de 20 anos ainda foi aprovado em outras 17 universidades, entre elas a UFRGS e a UFSC. Porém, o sonho dele era ser médico formado pela USP e é lá que ele irá começar a realizar seu sonho.

     Desde pequeno Gabriel Zaccaron sonhava em ser médico. As notas medianas na escola e a vida simples no interior do município pareciam impedir que esse sonho se concretizasse. Porém, o seu amor pelos estudos começou quando ele tinha 13 anos. A inspiração veio com o filme Mãos Talentosas - A História de Ben Carson. Na produção, Cuba Gooding Jr interpreta um jovem negro e pobre de Detroit, que tirava notas baixas escola e tornou-se um dos mais famosos neurocirurgiões do mundo. A partir dali, Zaccaron viu uma possibilidade de seu sonho de se tornar médico pudesse se transformar em realidade.

     Zaccaron começou a ter um foco maior com os estudos. Fez o Ensino Médio no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), formando-se técnico em Viticultura e Enologia. Em 2020, eles fez os primeiros vestibulares, quando estava no terceiro ano do Ensino Médio. não foi muito bem. Voltou a tentar em 2021 e foi aprovado em algumas universidades particulares. O jovem então passou a realizar cursos pré-vestibulares e, em janeiro de 2023, começaram a vir as boas notícias.

     Ele foi aprovado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para fazer o curso de Medicina. Quando já estava encaminhando sua matrícula, recebeu a notícia que também tinha sido aprovado no vestibular da UFRGS. Já conformado com o êxito de cursar Medicina em uma universidade federal, Gabriel Zaccaron já preparava sua matrícula em Porto Alegre, quando no mês de fevereiro recebeu a notícia que tinha sido aprovado na USP, onde o curso de Medicina é o mais disputado do país.

     Filho dos agricultores Pedro e Inês Ficagna Zaccaron, Gabriel embarcou nesta quarta-feira, 8 de março, para São Paulo, onde começa a realizar seu sonho de cursar medicina e se tornar um médico.


MAIS NOTÍCIAS