Tempo

Chuva deve retornar nos próximos dias e após calor permanece

Porém, previsão indica que as altas temperaturas devem voltar no próximo final de semana
13/03/2023
Correio do Povo

     A região da Serra e o Estado, vão viver uma semana que marcará o retorno da chuva e ela permanecerá no Estado até o começo da próxima semana. O tempo instável, porém, não será generalizado e se concentrará em três regiões: Oeste, Centro e Sul. Por outro lado, segundo a MetSul Meteorologia, o cenário de precipitação também será acompanhado de calor, com as regiões Nordeste, Grande Porto Alegre, Vales, Serra e Litoral Norte podendo registrar no final de semana máximas de até 38ºC.

     A presença da chuva ocorrerá por conta da formação de um canal de umidade no interior do continente, avançando da Amazônia para o Paraguai, o Norte da Argentina e, finalmente, o Centro argentino e o Uruguai. A instabilidade vai atingir maior ou menor número de municípios de acordo com o dia. O alívio será sentido principalmente no Oeste, onde a chuva deverá ser mais frequente. A região é a que mais está sofrendo com o calor desde o começo do mês. Quaraí, por exemplo, teve neste mês até agora 37,4ºC no dia 1º; 30,0ºC no dia 2; 28,4ºC no dia 3; 33,9ºC no dia 4; 34,7ºC no dia 5; 33,4ºC no dia 6; 34,7ºC no dia 7; 37,0ºC no dia 8, 39,5ºC no dia 9; 38,1ºC dia 10; 38,7ºC no dia 11; e 37,6ºC ontem.

     De acordo com a MetSul, os maiores acumulados devem se dar na Metade Oeste, com marcas que em muitos pontos devem ficar perto ou acima de 50 mm nos próximos sete dias, mas com registros isolados mais altos por temporais. Na área de Porto Alegre, é possível que sequer chova nesta semana e, se chover, vai ser de forma muito isolada na quarta e/ou sábado.



MAIS NOTÍCIAS