Polícia

Criminosos ameaçam empresários pedindo dinheiro em Bento Gonçalves

Extorsões que aconteciam inicialmente por mensagens, agora começam a ocorrer com disparos de arma de fogo
29/03/2023 Em Bento Gonçalves
Noticias de Bento

     Um grupo de criminosos está realizando já há um bom tempo em Bento Gonçalves extorsão a empresários da cidade em troca de "segurança". Eles pedem uma quantia em dinheiro via aplicativo Whatsapp, após fazer contato e dar características de rotina e de familiares dos empreendedores. Na madrugada da terça-feira (28), as ameaças que antes ocorriam apenas pelas mensagens se tornaram reais, com um estabelecimento sendo atacado a tiros em um bairro do município. Não há pistas de quem seriam os bandidos.

     Desde o início deste ano, o grupo criminoso vem acentuando as ameaças a empresários da cidade por meio do Whatsapp. Eles aproveitam as redes sociais dos empreendedores e de seus familiares para criarem uma forma de extorquir dinheiro em troca de segurança (garantia de que não aconteça nada com os empresários e nem seus familiares). Nestes casos, eles gravam vídeos com armas e falam o nome das pessoas, de filhos, esposa, a fim de causar a intimidação e comprovar que realmente conhecem a rotina da família.

     A partir daí, começam a pedir quantias em dinheiro para os empresários. Muitos deles, apavorados com a situação, resolvem pagar o valor solicitado e acabam entrando num círculo vicioso, tendo que pagar mensalmente valores aos bandidos. Na madrugada desta terça-feira, 28, os bandidos foram mais longe. Em uma revenda de carros da cidade, efetuaram disparos de pistola contra o estabelecimento e mandaram o vídeo para o dono da revenda. Na mensagem estava escrito: "Na próxima vou mandar ir de 12. Melhor fazer o acordo e evitar o prejuízo pra ti e para os donoso dos veículos". A reportagem não obteve a informação se o dono da empresa efetuou, ou não, o pagamento para os criminosos.

     Os delegados titulares da 1ª e 2ª Delegacias de Polícia de Bento Gonçalves, afirmam que uma  investigação está em andamento e muito em breve será concedida uma entrevista coletiva sobre o caso.



MAIS NOTÍCIAS