Geral

Aos 86 anos, morre o Bispo Dom Paulo Moretto

Bispo Emérito da Diocese estava internado na UTI do Hospital da Unimed
06/04/2023
Diocese de Caxias do Sul

     O bispo emérito da Diocese de Caxias do Sul, Dom Paulo Moretto, morreu aos 86 anos, na manhã desta quinta-feira (6). Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Unimed. Segundo comunicado oficial da Diocese de Caxias do Sul, o estado de saúde do religioso inspirava cuidados e por isso foi internado na UTI na noite quarta-feira (5). Ainda segundo a Diocese, a internação se deve à fragilidade da saúde do religioso desde o acidente que ele sofreu no início dos anos 2000, com o capotamento do carro em que estava.

     Na nota, o bispo Dom José Gislon pede aos fiéis que se "unam espiritualmente em oração pelo bispo emérito, pedindo ao Senhor que o console e sustente neste momento de sofrimento, colocando-o sob o manto amoroso de Nossa Senhora de Caravaggio, padroeira de nossa Diocese".

     Dom Paulo é bispo emérito de Caxias do Sul desde julho de 2011. Foi naquela ocasião que o então papa Bento XVI aceitou o pedido de renúncia de Dom Paulo ao episcopado, devido a idade avançada. Filho de Isidoro Domingos Moretto e de Paulina Soldatelli Moretto, nasceu em 25 de maio de 1936. Em 1947, aos 11 anos, ingressou no Seminário Nossa Senhora Aparecida, onde permaneceu até 1953. Após, licenciou-se em Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Em 2 de julho de 1961, foi ordenado presbítero por Dom Faustino Tissot, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus.

     Em 1972, Dom Paulo Moretto foi eleito pelo papa Paulo VI o primeiro bispo da Diocese de Cruz Alta, tendo sido ordenado por Dom Umberto Mozzoni, naquela cidade, em 28 de janeiro de 1973. Três anos depois Dom Paulo foi transferido para a Diocese de Caxias do Sul, como bispo coadjutor com direito à sucessão, tomando posse em 19 de março de 1976. Em 26 de maio de 1983, durante a romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, Dom Paulo Moretto tornou-se Bispo Diocesano de Caxias do Sul, função que exerceu durante 28 anos

     O velório do religioso começa às 12h30min na Catedral Diocesana em Caxias do Sul. A Santa Missa de Exéquias será celebrada às 16h desta quinta. Após, o corpo será sepultado no interior da Catedral.





MAIS NOTÍCIAS