Eventos/Cultura

Milhares de pessoas participam da Semana Santa de Garibaldi

Programação reuniu cerca de 30 comunidades durante toda a semana passada
10/04/2023 Em Garibaldi
Portal Adesso - Foto: Pastoral da Comunicação Paróquia São Pedro/Divulgação

     A Semana Santa da Paróquia São Pedro, em Garibaldi, contou com a participação de milhares de pessoas, incluindo crianças, jovens, idosos e enfermos. Conforme o Pároco, Frei Edson Gilberto Cecchin, é um tempo importante e sagrado para nós porque nela revivemos os mistérios da salvação. A abertura ocorreu no Domingo de Ramos, com a representação da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém pelo Movimento de Emaús de Garibaldi. A procissão saiu da Praça Loureiro da Silva e percorreu as ruas centrais até o largo da Igreja Matriz São Pedro. Após, foi realizada a Santa Missa, com a Bênção dos Ramos e a entrega do símbolo do ano pastoral para as 30 comunidades, cujo lema é “Somos uma Igreja a caminho, na participação e comunhão.”

     Já na segunda-feira (03), as crianças meditaram sobre a Santa Ceia e receberam um pãozinho abençoado. Ocorreu, também, a apresentação dos futuros coroinhas, que farão parte das Santas Missas celebradas na Igreja Matriz a partir do mês de Maio. Na terça-feira (04), o Projeto Crescer organizou a noite dos jovens. Centenas de jovens se reuniram na Igreja Matriz São Pedro para rezar e refletir sobre o tema da Paixão de Cristo e o grande amor de Jesus Cristo por todos, a partir dos desafios dos jovens no mundo atual. Ao término da celebração, ocorreu a adoração e benção do Santíssimo Sacramento.

     Na quarta-feira (05), a Noite Penitencial fez a comunidade refletir sobre temas como o perdão e o amor ao próximo a partir da Parábola do Semeador (Mateus 13, 1-9). Foram representados os tipos de solo em que as sementes caem: ao longo do caminho, pedras, espinhos e terra boa. Alguns membros da comunidade, representando a família e demais movimentos e serviços da paróquia, simbolizaram os frutos colhidos a partir das sementes lançadas em solo fértil. A Celebração dos Santos Óleos, ocorrida na quinta-feira à tarde, apresenta o toque curativo de Deus na vida das pessoas. Ao final da missa, os idosos, enfermos e demais presentes que assim desejaram, receberam o Sacramento da Unção, que conforta, ajuda a recuperar a saúde e perdoa o pecado.

     O Tríduo Pascal iniciou com a Celebração do Lava Pés e Instituição da Eucaristia, encenado pelos jovens do Emaús. Ao lavar os pés dos seus discípulos, Jesus demonstra seu amor e mostra a todos que a humildade e o serviço são o centro de sua mensagem. Após, o Mestre partiu o pão e o vinho e instituiu o sacerdócio para seus discípulos.

     Na Sexta-Feira (07), pela manhã, aconteceu a Via Sacra, organizada pela Ordem Franciscana, e após a Celebração da Macela. À tarde, a encenação da Paixão e Morte de Cristo ocorreu na Igreja Matriz. Mais de cem voluntários do Movimento de Emaús e demais participantes, representaram com fidelidade o sofrimento de Cristo e o percurso até sua morte de Cruz, que redimiu o mundo. Frei Aldo Colombo destacou que Jesus Cristo morreu em nosso lugar, e que atualmente a via-sacra segue pelo mundo, com a presença de três grupos distintos de pessoas: Um pequeno grupo a favor, um grande grupo contra e uma multidão de omissos. Segundo ele, para os olhos da fé, a Sexta-feira Santa é um único dia, já o Sábado é Páscoa da Ressurreição para sempre.

     No Sábado Santo, aconteceu a celebração da Vigília Pascal na Igreja Matriz, com o a encenação do sepultamento e Ressurreição de Cristo. A morte não tem a última palavra. Também ocorreu o envio dos ministros com a Eucaristia para as comunidades. Ao final da Celebração, Cristo Ressuscitado e Glorioso surgiu na parte superior traseira da Igreja Matriz, desejou a verdadeira Paz e deixou uma mensagem de esperança: “No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo.” (João 16, 33). As comunidades dos bairros e interior celebraram a Ressurreição do Senhor.

     A Semana Santa foi realizada pela Paróquia São Pedro, com apoio do Movimento de Emaús, Projeto Crescer, Movimento de Cursilhos da Cristandade e Município de Garibaldi. Mais informações sobre como integrar os movimentos de Jovens e fotos das encenações podem ser acessados em www.paroquiasaopedrogaribaldi.com.br.




MAIS NOTÍCIAS