Saúde

Dengue faz sua terceira vítima na região da Serra

Morte é de uma mulher de 44 anos, residente em Gramado
11/04/2023
Correio do Povo

     O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) confirmou, nesta terça-feira (11), a terceira morte por dengue no Rio Grande do Sul este ano. O óbito é de uma mulher de 44 anos, residente em Gramado. De acordo com a Secretaria da Saúde, ela possuía como comorbidade um diagnóstico prévio de doença vascular.

     A segunda morte pela doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti neste ano ocorreu em 31 de março, sendo divulgada dia 5 de abril. O paciente era um homem de 66 anos, residente de Morro Reuter, que possuía como comorbidade um diagnóstico prévio de hipertensão arterial sistêmica.

     Em uma janela inferior a um mês, a primeira morte por dengue ocorreu em 15 de março. A vítima foi uma mulher de 49 anos, moradora de Bento Gonçalves. Neste ano, o Rio Grande do Sul registra 4.674 casos confirmados da doença, dos quais 4.262 são autóctones, que é quando o contágio aconteceu dentro do Estado, com os demais sendo importados (residentes do RS que foram infectados em viagem a outro local).

     Em 2022, o RS registrou seus maiores índices da doença em toda sua série histórica. Foram mais de 57 mil casos autóctones e outros 11 mil casos importados. Ao todo, foram 66 óbitos em virtude da dengue ano passado.

Principais sintomas

-febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias, dor atrás dos olhos

-dor de cabeça,

-dor no corpo,

-dor nas articulações,

-mal-estar geral,

-náusea,

-vômito,

-diarreia,

-manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.



MAIS NOTÍCIAS