Geral

Anatel autoriza liberação do sinal 5G para Carlos Barbosa e Bento

A partir desta terça-feira (02), operadoras podem solicitar a ativação da faixa de 3,5GHZ nas duas cidades
30/04/2023 Em Carlos Barbosa
Portal Adesso

     O que parecia uma realidade muito distante, está cada vez mais próxima e deve permitir uma mudança de cenário da comunicação de dados em Carlos Barbosa e Bento Gonçalves. A partir desta terça-feira, 2 de maio, as operadoras de telefonia estarão autorizadas para realizar a ativação das estações base 5G na Capital do Vinho e na Terra da Tramontina. Isso irá permitir o uso da faixa de 3,5GHZ nos municípios, garantindo a chegada do serviço de ultravelocidade de internet na região.

     De acordo com a Anatel, Bento Gonçalves e Carlos Barbosa estão na lista das cidades que terão a liberação do serviço 5G a partir desta terça, porém, a agência ressalta que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato. A instalação antecipada de estações de quinta geração nesses municípios depende do planejamento individual de cada prestadora. A expectativa é de que até o final de junho, as três operadoras de telefonia possam oferecer o serviço para celulares que já estiverem habilitados a receber a tecnologia 5G.

     Em Bento Gonçalves, a operadora TIM escolheu o município para ser uma de suas bases de testes. O sinal 5G já é disponibilizado em alguns bairros, porém, ainda utilizando a mesma frequência do 4G e 4G+. Na frequência de 3,5GHZ, as operadoras TIM, Claro e Vivo poderão oferecer um serviço de maior qualidade, com internet de ultravelocidade chegando aos celulares habilitados. Em Carlos Barbosa, até agora, nenhuma operadora se manifestou sobre a liberação do sinal. 

     Já em Garibaldi, até agora, a Anatel ainda não efetuou a liberação para o uso das operadoras e ainda não tem data para que isso ocorra. Os municípios com a faixa já liberada, as cidades, os bairros e a quantidade de estações licenciadas do 5G standalone na faixa de 3,5 GHz, bem como os aparelhos celulares certificados para uso de 5G, podem ser consultados nos dashboards disponibilizados no painel de dados da Anatel.

O que pode mudar com a chegada do 5G

     A principal diferença entre a Internet 5G e as demais é a velocidade e a capacidade de transmissão de dados. O 5G é a quinta geração de tecnologia de rede móvel e oferece velocidades de download e upload muito mais rápidas do que as tecnologias anteriores, como o 4G, 3G e 2G.Com a Internet 5G, é possível obter velocidades de download de até 20 gigabits por segundo (Gbps), o que é cerca de 20 vezes mais rápido do que as redes 4G existentes. Isso significa que você pode baixar filmes inteiros em questão de segundos e transmitir vídeos de alta definição sem interrupções.

     Além disso, a Internet 5G tem uma latência muito menor do que as redes anteriores, o que significa que o tempo que leva para um dispositivo enviar um pedido à rede e receber uma resposta é significativamente reduzido. Isso torna a Internet 5G mais adequada para aplicativos de tempo real, como jogos online e realidade virtual.






MAIS NOTÍCIAS