Educação

Projeto Le Nostre Origini nas escolas de Garibaldi e de Carlos Barbosa

Proposta do CIC-BG será apresentada a cerca de 5 mil estudantes por meio da peça teatral "Belamérica"
16/05/2023
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     Depois de ser apresentado a escolas de Bento Gonçalves em 2022, o projeto educativo-cultural Le Nostre Origini se prepara para levar sua proposta a outros municípios da região. Entre os dias 15 e 29 de maio, mais de 20 educandários de Garibaldi e de Carlos Barbosa serão contemplados pela iniciativa do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), destinada a levar às novas gerações a história da imigração italiana.

     Na temporada, a expectativa é impactar cerca de 5 mil alunos com a série de apresentações da peça "Belamérica", criada especialmente pela trupe Teatro Luz e Cena, de Novo Hamburgo, para o projeto do CIC-BG. "Esse projeto mostra, de maneira lúdica, as origens de nossa história e cultura da região, perpetuando esse conhecimento para as novas gerações. Também é uma forma de repassarmos valores importantes como o do trabalho, da coletividade e da perseverança aos nossos jovens", destaca a presidente do CIC-BG, Marijane Paese.

     No palco, cinco personagens – Tina, Pipo, Gi, Nico e Geno – acabam descobrindo que seus nomes não são os que eles imaginavam. Para encontrar a verdade, eles precisarão empreender uma longa e divertida viagem no tempo.  Dessa forma, a peça mostra a importância de conhecer nossa ancestralidade a fim de entender melhor quem somos e para onde caminhamos, além de ser uma forma divertida e educacional de aproximar a história da imigração para quem veio de outras cidades. "Entregamos um conteúdo extremamente oportuno tanto do ponto de vista artístico e cultural quanto do ponto de vista pedagógico, já que o assunto pode ter novos desdobramentos em sala de aula", diz o produtor do grupo, Gerson Ribas.

    A Escola Municipal de Ensino Fundamental Visconde de Cairu, em Garibaldi, foi a primeira a receber a montagem. Em Garibaldi, as apresentações seguem até o dia 22, contemplando as escolas Cívico-Militar, Valentin Tramontina, Nossa Senhora da Glória, Dante Grossi, Madre Justina Inês, Pedro Cattani, Madre Felicidade, Carlos Gomes e João Machado da Rosa.

     A partir do dia 23, o circuito de exibição começa a cumprir roteiro por colégios de Carlos Barbosa. No município, a primeira a receber os atores do Teatro Luz e Cena será a Escola de Tempo Integral Leonel de Moura Brizola. Depois, "Belamérica" será apresentada nos educandários Prefeito José Chies, Padre Pedro Piccoli, Salvador Bordini, Cardeal Arcoverde, Nossa Senhora Aparecida, Dom Vital, Antônio Adriano Guerra, São Roque, Carlos Barbosa, Elisa Tramontina e Santa Luzia.

     Em 2022, a proposta do CIC-BG foi apresentada a mais de 5 mil alunos de 30 escolas municipais em duas edições, uma em março e outra em novembro. O projeto Le Nostre Origini tem realização do CIC – Centro da Industria Comércio e Serviços de Bento Gonçalves e Financiado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) com patrocínio de Cooperativa Vinícola Aurora, Saif e Supermercados Andreazza.



MAIS NOTÍCIAS