Geral

Pãozinho com imagem de Santo Antônio é novidade

Fiéis vão receber o alimento com a estampa do Padroeiro de Bento Gonçalves
01/06/2023 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso - Foto: divulgação

     Os tradicionais pãezinhos abençoados ganham um rosto na 145ª Festa em honra a Santo Antônio, o Padroeiro de Bento Gonçalves.  A programação teve início na quarta-feira (31) e, durante as noites da Trezena e no Dia Festivo, em 13 de junho, os fiéis poderão receber o pãozinho com um a imagem do santo. A ideia foi do pároco, padre Volmir Comparin, acolhida pela equipe de festeiros, que providenciaram os carimbos e fazem a “marca” de forma artesanal. Após receberem os pãezinhos das padarias, os casais marcam o rosto de Santo Antônio e do Menino Jesus na casquinha do pão, com um instrumento que usa o calor.

     O objetivo da ação é recordar a importância da partilhar do pão e da paz, como fez Santo Antônio. Para cada noite da Trezena, são preparadas 250 unidades, a expectativa é poder oferecer mais de 15 mil pãezinhos no dia 13 de junho, durante as cinco Missas do Dia Festivo. A 145ª Festa de Santo Antônio é caracterizada pelo viés da promoção da dignidade humana. Desde o início das ações, em fevereiro de 2023, os festeiros se dedicaram à coleta de alimentos, ao acompanhamento à ‘Casa Pão dos Pobres’ e a criação de parcerias para a realização de cursos profissionalizantes para as pessoas atendidas pela Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves e sua recolocação no mercado de trabalho.

     Outro sinal desta preocupação com a dignidade humana, além da preservação do senso religioso que construiu essa história de 145 anos de fé e devoção em Santo Antônio é o presente que cada comunidade da Paróquia recebeu durante as visitas da imagem do Padroeiro, nos meses de abril e maio: um estandarte com a imagem de cada padroeiro e a identificação da Paróquia Santo Antônio, em sinal de pertença e unidade. Produzidas na cidade de Formosa, no estado de Goiás, por uma cooperativa que beneficia mães solteiras, as bandeiras ou estandartes de Santo Antônio colaboram com a solidariedade e o sustento de famílias que estão em vulnerabilidade social.

     A cada noite da Trezena da 145ª Festa de Santo Antônio, as comunidades serão convidadas a participarem, em procissão, com os estandartes. A Missa campal do Dia Festivo, 13 de junho, às 15h, também será colorida com a presença das equipes de cada comunidade, com este banner, que caminhará pelas ruas centrais com a imagem e as bandeiras de Santo Antônio.




MAIS NOTÍCIAS