Tempo

Semana será de instabilidade no RS

Frio mais intenso deve ser registrado a partir de sexta-feira pós feriado
05/06/2023
Spaço FM - Foto: Portal Adesso/Arquivo

     O começo da semana deverá alternar períodos de chuva e tempo firme no Rio Grande do Sul, com expectativa de pancadas mais fortes em regiões como Sul, Fronteira Oeste e Campanha. No período a partir de sexta-feira, 9, até o dia 18 de junho, a previsão indica o aumento da umidade e uma queda considerável nos termômetros por conta da passagem de sucessivas frentes frias. Segundo a Climatempo, nesta segunda-feira (05), o estado pode ter garoa na faixa que compreende desde a Fronteira Oeste até o nordeste gaúcho, passando pelas regiões Centro, Campanha, Sul e Leste, junto com a grande Porto Alegre.

     A partir do fim da tarde, porém, o tempo deve ficar firme – embora a nebulosidade se mantenha. Na terça, 6, outra frente fria passa pelo sul do estado e provoca pancadas de chuva forte na área. A tendência é de que, na quarta, 7, chova de forma mais intensa até o começo da tarde na Fronteira, na Campanha, no Sul e no Centro-Sul. Ainda no final do dia, devem voltar as pancadas com mais força no Sul, em razão da formação de um corredor de umidade sobre a região. A quinta-feira, 8, deve ter tempo firme em todo o RS, mas a expectativa é de que, depois disso, a passagem de pelos menos três frentes frias entre 9 e 18 de junho aumente a chance de chuva.

     Com isso, as temperaturas devem cair de forma brusca a partir do próximo domingo, 11, em razão de duas ondas de frio que vão se sobrepor. No final deste período, as mínimas podem chegar a – 4ºC entre o Rio Grande do Sul e as zonas da Serra e do centro de Santa Catarina, com possibilidade de geada nos dias 14, 15 e 17 na Campanha e no Sul gaúcho. Em Farroupilha, os prognósticos indicam chuva a partir de sexta-feira, 9. Até lá, o tempo deve ser intercalado com predomínio do sol e períodos de nebulosidade. Para esta segunda-feira, 5, mínima de 12°C e máxima de 23°C.

MAIS NOTÍCIAS