Procon de Carlos Barbosa alerta para novos golpes
O golpe do empréstimo consignado é amplamente conhecido pelos Procons. Nesse tipo de golpe, aposentados e pensionistas só percebem a existência de um empréstimo vinculado ao seu benefício quando os descontos começam a ser realizados ou quando identificam um depósito desconhecido em sua conta. Isso ocorre porque os criminosos obtêm informações como nome, endereço e CPF da vítima e realizam um empréstimo legítimo em seu nome em alguma instituição financeira. Esses dados podem ser obtidos por meio de golpes comuns, como phishing e smishing, ou até mesmo por meio de vazamentos de dados.
No entanto, ocorreu um aperfeiçoamento dessa prática, conhecido como golpe do golpe. Empresas entram em contato com os consumidores, alegando que eles possuem um cartão de crédito consignado vinculado ao seu benefício. Quando a pessoa nega ter solicitado tal cartão, a empresa solicita uma foto da pessoa e de seus documentos para cancelá-lo. Logo após, os golpistas enviam um link à vítima, aparentando ser para formalizar o cancelamento. Contudo, ao clicar no link, a vítima acaba contratando um empréstimo. Assim que o dinheiro do empréstimo é depositado na conta da vítima, o golpista entra em contato se passando por um funcionário do banco que concedeu o crédito, informando que, para finalizar o cancelamento, é preciso realizar a devolução do valor, via transferência bancária ou Pix. Quando a pessoa realiza a transferência/Pix, ela está, na verdade, enviando o dinheiro diretamente para a conta do golpista, ficando assim sem o valor e com um empréstimo para pagar. Infelizmente, muitas vítimas só percebem o golpe quando o banco começa a descontar as parcelas do empréstimo diretamente em suas folhas de pagamento, reduzindo consideravelmente a chance de recuperar o dinheiro.
Diante dessa situação, o Procon de Carlos Barbosa orienta a população a estar atenta e tomar precauções. É fundamental desconfiar de empresas ou pessoas que entram em contato oferecendo empréstimos, ou mesmo o cancelamento de empréstimos ou cartões, solicitando dados pessoais, fotos de documentos e selfies. Além disso, é importante verificar a legitimidade do contato, entrando em contato diretamente com a instituição financeira ou órgão em questão através dos canais oficiais de comunicação. Evite clicar em links suspeitos enviados por desconhecidos.
Caso a pessoa tenha sido vítima de um golpe ou desconfie de alguma irregularidade, recomenda-se registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima e entrar em contato com o Procon de Carlos Barbosa, por meio do WhatsApp (54) 3433-2121 ou pelo telefone (54) 3433-2120 para receber orientações sobre como proceder.