Esportes

Clube Esportivo sobe para a Primeira Divisão do Futebol Gaúcho

Empate em casa contra o Guarani de Venâncio Aires classificou o time de Bento Gonçalves para série A em 2020
13/05/2019
Portal Adesso - Fotos: Fabiano Mazzoti/divulgação
Anterior Próximo

     "O Esportivo é um time de primeira divisão, não poderia ter um desfecho melhor". As palavras do técnico Carlos Moraes traduzem o sentimento e o tamanho da conquista que o Clube Esportivo de Bento Gonçalves alcançou neste domingo, dia 12 – que entra na história centenária do alviazul. Após quase três meses de competição – e cinco anos na segunda divisão – o Esportivo retorna à elite do futebol gaúcho e figurará entre os 12 melhores times do Estado em 2020. A confirmação do acesso foi obtida após o empate em 1 a 1 contra o Guarani, de Venâncio Aires, no estádio Montanha dos Vinhedos.

     "O campeonato começou há seis meses, na montagem do elenco, como um todo. Pensamos e planejamos todos os detalhes. Foram mais de cinco mil quilômetros rodados. Erros e acertos fazem parte, mas tivemos serenidade e equilíbrio para devolvermos o Esportivo à série A – de forma especial pelo centenário. O sentimento é de felicidade e agradecimento a todos", destaca emocionado o treinador da equipe. 

     Uma das peças fundamentais para o grupo titular – e autor do gol que garantiu o acesso na partida de volta – o volante Nunes celebra o feito e compartilha o triunfo com os companheiros de equipe. "Nosso time lutou do começo ao fim do campeonato. Foi o conjunto que fez a diferença", enfatiza. 

     O presidente do clube, Anderson Zanella, também enalteceu a união do grupo e o apoio da torcida em prol do objetivo da temporada. "Hoje, todos colheram o fruto do merecimento pelo empenho e dedicação. É uma conquista de todos, que brinda a comunidade bento-gonçalvense com mais um grande momento para entrar na história do nosso município", reforça. 

Como foi o jogo do acesso

     Com a vantagem de decidir em casa – e apoio de mais de cinco mil torcedores – o alviazul entrou em campo precisando de um empate para carimbar vaga na elite – após a vitória na primeira partida. E foi exatamente isso que aconteceu. Em um primeiro tempo movimentado no meio de campo, a primeira boa chance do Esportivo se deu aos 4 minutos, com o atacante Toni Júnior. Aos 35, o camisa 10 Athos quase fez um gol olímpico e, a partir daí, uma série de chances foi emplacada nos minutos finais. Porém, as redes balançaram somente na segunda etapa. 

     Após recuperar a bola na defesa, Vinícius Bovi arrancou para o ataque e tocou para Toni Júnior, que não abriu o marcador por detalhe aos 17 minutos. O alívio para o torcedor veio aos 24, com Nunes: depois de cobrança de escanteio de Xaro, o número 7 aproveitou o rebote e colocou o alviazul à frente no placar. Com o jogo se encaminhando para o final, Bruno, aos 46, deixou tudo igual. Contudo, o alviazul soube cadenciar a partida até o apito do árbitro e sacramentou sua meta na competição. O Esportivo entrou em campo com: Jonatas; Jackson (Bovi), Gullithi, Cleiton, Jonas e Xaro; Nunes, Robert e Athos (Eduardinho); Zulu e Toni Júnior (Nena).

A sequência 

     Com vaga na série A garantida, o clube foca, agora, na decisão da Divisão de Acesso 2019. O adversário será o Ypiranga, de Erechim, que bateu o Glória na outra semifinal. Em duas partidas, ambas as equipes medem forças para definir o campeão desta edição – a primeira delas será na próxima quarta-feira, dia 15, no Colosso da Lagoa. O quê eles já sabem são os adversários no Gauchão 2020: os dois se unem à Grêmio, Internacional, Juventude, Caxias, Pelotas, Brasil de Pelotas, Novo Hamburgo, São Luiz, São José e Aimoré. 


MAIS NOTÍCIAS