Educação

Escolas de Carlos Barbosa oferecem aulas de Taekwondo

Iniciativa de duas escolas de Tempo Integral está sendo introduzida no aprendizado dos alunos
09/06/2023 Em Carlos Barbosa
Portal Adesso - Foto: divulgação

     Através da parceria entre a Administração Municipal, CPMs e COMDICA, esta novidade está como atividade extracurricular para os estudantes desde o Pré até o 9º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Tempo Integral Santa Luzia e Governador Leonel de Moura Brizola em datas e horários específicos, ministradas por professor capacitado. Na EMEFTI Santa Luzia as aulas acontecem às quartas-feiras, das 13h às 17h e nas sextas-feiras, das 7h45min às 11h45min para alunos do Pré ao 9º Ano. A atividade iniciou em março e segue até dezembro. Na EMEFTI Leonel, as aulas acontecem nas terças-feiras, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h. As aulas iniciaram também em março e seguem até novembro.

A intenção da inclusão do Taekwondo nas escolas

     O projeto visa aprimorar a coordenação motora dos estudantes por meio de atividades individuais e coletivas, que promovem o equilíbrio, a força muscular e a flexibilidade. Além disso, o Taekwondo contribui para melhorar o desempenho acadêmico e os resultados nas avaliações dos alunos. As atividades propostas também estimulam o desenvolvimento cardiovascular e fortalecem o sistema imunológico dos participantes. Essa prática esportiva vai além dos aspectos físicos, pois também tem um impacto significativo no desenvolvimento de habilidades psicológicas, táticas e morais. O Taekwondo promove o espírito de grupo, a concentração, a memória e a disciplina por meio de movimentos complexos. Além disso, auxilia no fortalecimento da autoconfiança, da autoestima e contribui para o desempenho escolar dos estudantes.

     Fátima Festa Bellaver, diretora da escola Leonel, destaca que o Taekwondo também proporciona benefícios sociais, como o trabalho em equipe, a interação social, o desenvolvimento do senso crítico, da cortesia e da gentileza. Além disso, a prática trabalha a coordenação física, a memória, a flexibilidade, o equilíbrio, a concentração e noções de hierarquia, disciplina e respeito. Já o diretor da escola Santa Luzia, Alceu Lazzari, ressalta que o projeto de Taekwondo contribui para a organização mental e corporal dos alunos, estimulando o equilíbrio, a atenção, a concentração e o raciocínio. Essa iniciativa se soma a outras atividades desenvolvidas pela escola, visando à formação integral dos alunos como indivíduos conscientes e fortalecendo valores essenciais na sociedade.

     Enfim, a inclusão do Taekwondo nas escolas fortalece os valores e promove um desenvolvimento integral dos alunos. E esta é a intenção dos educadores, promover um crescimento como um todo para os alunos.



MAIS NOTÍCIAS