Educação

Garibaldi articula intercâmbio com a Itália

Parceria com a comuna Conegliano, na região do Vêneto, deverá beneficiar jovens garibaldenses
14/06/2023 Em Garibaldi
Portal Adesso - Foto: divulgação

     Missões internacionais sempre foram um caminho fértil para políticos e gestores se conectarem com novas culturas, proporcionando o intercâmbio de conhecimento, tecnologia e inovação. Porém, com as administrações enfrentando caixas cada vez mais enxutos para viagens, a tecnologia tem sido um grande aliado dessas conexões. E foi por esse caminho que Garibaldi inovou e, através de uma reunião virtual, deu o start para as tratativas de um intercâmbio na área da Enologia com Conegliano, uma comuna italiana da região de Vêneto.

     A Enologia é a ciência que estuda temas relacionados com a produção e a conservação do vinho, desde o plantio, passando por escolha do solo, vindima, produção, envelhecimento até o engarrafamento. Amante do mundo dos vinhos, o prefeito Sérgio Chesini planeja levar jovens garibaldenses para um intercâmbio na Escola Enológica de Conegliano, uma das mais antigas do gênero no mundo.

     A cidade italiana e Garibaldi são cidades irmãs desde 2003 e a ideia é que o “gemellagio” comece a render frutos para o município da Serra Gaúcha ainda neste semestre. “Garibaldi é a Capital Nacional do Espumante e conhecida em todo país pela produção de vinhos renomados e premiados no Brasil e no mundo. Por isso, essa parceria vem para qualificar ainda mais a nossa produção local, com profissionais que entendem do mundo do vinho”, ressalta Chesini.

     Fundada em 1876, a Scuola Enologica di Conegliano oferece cursos de formação que incluem tanto a educação técnica quanto a educação profissional. Suas colinas, juntamente com a da comuna de Valdobbiadene, produzem o Prosecco, o vinho italiano mais consumido do mundo, e desde 2019, foram reconhecidas como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.



MAIS NOTÍCIAS