Notícias do Estado

Estado volta a ter integrante no Conselho que representa os Italianos

Stephania Puton participou da Assembleia do Conselho Geral em Roma
28/06/2023

A comunidade italiana do Rio Grande do Sul celebra uma importante conquista junto ao principal órgão representativo dos italianos no exterior, a nível mundial. O CGIE – Consiglio Generale degli Italiani all’Estero empossou os novos conselheiros em seu encontro anual realizado na sede do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional, em Roma, entre os dias 19 e 23 de junho. Dentre eles, está Stephania Puton, eleita vice-presidente de uma das mais importantes comissões, a de Promoção do Sistema Italiano no Exterior, que compreende o ‘Made in ITALY’ e muitas outras excelências que a Itália tem a oferecer.

“Representar o Brasil e o nosso Estado em uma instância com tamanha relevância para a comunidade italiana no exterior é motivo de muito orgulho. Sem dúvidas, essa aproximação reforçará os vínculos entre as duas nações e representará uma voz ainda mais ativa da nossa comunidade italiana junto à Itália”, destaca Stephania, que é, também, a atual tesoureira do COMITES-RS. Ela une-se a outros 42 conselheiros eleitos em todo o mundo. O Brasil também é representado por outros três conselheiros: Daniel Taddone Neves, Walter Antonio Petruzziello e Silvia Alciati.

“Esse certamente é um momento marcante para o COMITES RS. Após mais de 20 anos, temos uma representação oficial em Roma. Isso potencializará ainda mais a nossa representatividade nacional e internacional, com reflexos muito positivos para a comunidade italiana no Rio Grande do Sul, reforçando direitos e avançando em pautas importantes para o fortalecimento dessa conexão Brasil-Itália. Parabenizo a Stephania, que foi amplamente a mais votada entre os conselheiros brasileiros, e destaco a união de todo o Comitato nessa missão”, enaltece a presidente do COMITES RS, Cristina Mioranza.

O que é o CGIE

O Conselho Geral dos Italianos no Exterior, de acordo com sua definição, é o órgão consultivo do Governo e do Parlamento Italiano sobre os principais assuntos de interesse dos italianos no exterior e se reúne pelo menos uma vez ao ano. Entre suas múltiplas funções, está a promoção do desenvolvimento das condições de vida das comunidades italianas fora de seu país de origem e o fortalecimento de sua ligação com a Itália. O conselho também busca garantir a proteção mais eficaz dos direitos dos italianos no exterior e facilitar a manutenção de sua identidade cultural e linguística por meio de iniciativas econômicas e comerciais. No CGIE, há representações da Europa, América do Norte e Central, África, Ásia, Oceania, Antártica e América Latina.

Foto: Arquivo Pessoal 

MAIS NOTÍCIAS