Saúde

Centro de Odontologia de Bento Gonçalves completa 5 anos

No local já foram realizados mais de 12 mil atendimentos
10/07/2023 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso- foto: Rodrigo De Marco Divulgação

     O serviço conta com profissionais de diferentes especialidades: edondontista, para a realização de tratamento de canal; periodontista para tratamento das doenças de gengiva e tecidos de suporte dentário; cirurgião bucomaxilofacil, que realiza cirurgias de maior complexidade, e biópsias, Auxiliares em Saúde Bucal e higienizadora. Nestes cinco anos, desde a criação do espaço, foram realizados mais de 12.480 atendimentos especializados. A dentista Vanessa Buffon Cimadon destacou acerca da importância do espaço. “Aqui no Ceo é feito uma extensão dos trabalhos que são realizados nas unidades de saúde, de média complexidade, não disponível em qualquer município. É um privilégio para a comunidade bento-gonçalvense poder utilizar desse serviço de saúde tão primordial”.  

     Por diversas vezes o trabalho acontece em transdisciplinaridade, em que duas ou mais especialidades se unem para solucionar o problema. A coordenadora do Setor de Saúde Bucal, Giovana De Bacco, comentou sobre as funções realizadas no local. “A porta de entrada desse serviço sempre é a unidade de saúde mais próxima a qual o munícipe pertence. A gente enquanto coordenação do setor procura manter a equipe qualificada e munida de equipamentos e materiais para realizar um bom trabalho. Atuamos diariamente para desmistificar a ideia de que serviço de odontologia no SUS é sinônimo de extração. Em Bento Gonçalves a Saúde Bucal é sinônimo de promoção de saúde e preservação dos dentes em boca sempre que possível”.

     A moradora do bairro Municipal Vanessa Martins Ricardo costuma levar o seu filho Yossef, de cinco anos, regularmente no espaço para realizar consultas e procedimentos odontológicos. “Eu frequento esse espaço há 1 ano com o meu filho, que já necessitou de diversos atendimentos. Aqui tem ótimos profissionais, que são rápidos no que fazem. Eu só tenho a agradecer por esse serviço que temos aqui no município”. A equipe do Ceo é formada pela Odontopediatra e Coordenadora do Centro, Carla Rosana Merigo, Cirurgião Buco Maxilo Facial responsável pelas cirurgias orais e biópsias, Rafael Zanette, cirurgião-dentista Fernando Coscia, que atende a Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência, Periodontista, Débora Pacheco, pelas endodontistas Vanessa Buffon Cimadon, Mariana Bevilaqua, das auxiliares de saúde bucal Suelen de Lima, Luana B Pereira, Viviane Ferri, Laiane Salles Dornelles e pela higienizadora Cristiane dos Santos.


MAIS NOTÍCIAS