Geral

Mais um fim de semana de baderna na Av. Rio Branco

Falta de atitude do Conselho Tutelar e da prefeitura, deixa moradores com medo
17/07/2023 Em Garibaldi
Portal Adesso - Foto: Internautas Portal Adesso

     Os moradores dos prédios localizados na Avenida Rio Branco, entre as ruas Batista João Carraro e General Osório não sabem mais a quem apelar para terem sossego durante a noite, principalmente nas madrugadas. Vídeos e fotos que chegaram até nossa redação, mostram dezenas de menores consumindo bebidas alcoólicas, cigarros e outros produtos que não conseguimos identificar. Os menores, lotam as escadarias dos prédios próximo a um estabelecimento que comercializa bebidas, e por ali, permanecem durante horas, gritando, fazendo baderna e em muitas vezes até brigando. Depois das 20:30h, a maioria dos moradores tem medo de deixarem seus apartamentos, pois na porta dos prédios estão ali menores desconhecidos e que muitas vezes, encaram os moradores. Além disso, motos e carros "queimando pneus" são comuns no avenida que mais parece uma pista de corrida. 

     Ao clarear o dia, é possível ver cigarros, garrafas, vidros quebrados e muita sujeira acumulado em frente aos prédios. “Quase todo o final de semana, temos que vir limpar marcas de vômito desta gurizada”, disse a moradora A.S. que pediu para não ser identificada temendo represálias. “Dormir aqui na Rio Branco é um milagre. Hoje, é impossível descansar. É muita gritaria, menores se atirando coisas, enfim, uma vergonha. Chamamos a polícia, eles vem, mas quando saem os menores voltam e continuam gritando e bebendo ainda mais”, contou outro morador de um prédio muito próximo ao bar que existe na rua. 

     O fato é recorrente, a Brigada Militar até esteve no local meses atrás e por algum tempo a situação ficou controlada, mas sem nenhum trabalho ou fiscalização do Conselho Tutelar que teria por obrigação encaminhar estes casos ao Ministério Público e à autoridade judiciária, os menores sentem a impunidade e seguem fazendo arruaças. 

     Nesta segunda-feira (17), durante o Programa Prato Limpo no Canal ADESSO TV, o presidente da Câmara de Carlos Barbosa, vereador Felipe Xavier (PDT), falou sobre um projeto aprovado na Casa que resolveu o problema na cidade vizinha. Em Carlos Barbosa, uma Lei estabelece que os bares e restaurantes fechem o espaço interno à meia noite, evitando assim, bagunças e algazarras. Além disso, nos sábados e domingos, os estabelecimentos podem permanecer abertos até as duas da manhã, mas apenas interno. “Isso tem evitado muitos casos semelhantes com o que vem ocorrendo em Garibaldi”, disse o vereador. 

     Ainda durante o Prato Limpo, o presidente da Câmara de Vereadores de Garibaldi, vereador Cassio Fachi (PP), disse que vai conversar com comerciantes da cidade para propor uma Lei parecida com a de Carlos Barbosa e também Porto Alegre, onde a prefeitura da capital, limitou o horário de fechamento da orla do Guaíba. “Temos que construir uma solução juntos e em breve”, disse Fachi. 

     Nossa equipe contatou a Secretária Municipal de Segurança e Trânsito de Garibaldi para saber o que o município vai fazer para resolver esta questão. O secretário interino, Eduardo Mombach, afirmou que a prefeitura sabe do problema e vai buscar resolver atuando juntos com as forças de segurança e com os comerciantes do Centro da cidade. 



MAIS NOTÍCIAS