Educação

UCS Bento inicia primeira turma de doutorado em Direito

Pós-graduação é voltada à área de Direito Ambiental e Sociedade
11/08/2023 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso- Foto Paula Larentis

     No ano em que o curso de Direito da UCS Bento completa 30 anos de sua instituição, o Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi) celebra a data entregando à comunidade regional um novo nível de pós-graduação na área.  A partir deste mês de agosto, a universidade dá início à primeira turma de doutorado do curso, com formação voltada à área de Direito Ambiental e Sociedade. A chegada do curso, cujas aulas iniciaram no dia 10, promove um ciclo formativo total do Direito na UCS Bento, com as ofertas de graduação, especialização e pós-graduação. 

     Em Bento Gonçalves, o Programa de Pós-Graduação em Direito da UCS havia disponibilizado, até então, o curso de mestrado – com uma turma já diplomada e outra em andamento. “Nosso olhar está focado na formação integral do aluno, desenvolvendo-o tanto no aspecto profissional quanto no âmbito humano. Com esse movimento, novamente a UCS reforça seu compromisso com o conhecimento, com a pesquisa e com a inovação, contribuindo com a formação de recursos humanos capazes de compreender os desafios atuais da sociedade no campo ambiental, estabelecendo diretrizes teórico-científica em prol do desenvolvimento regional sustentável”, diz o sub-reitor da UCS Bento, Fabiano Larentis. 

     Com duração de 36 a 48 meses, o curso segue a mesma proposta acadêmica das turmas consolidadas de Caxias do Sul e Vacaria, onde o doutorado já é oferecido. A pós, em nível strictu sensu, oferece duas linhas de pesquisas. Em Direito Ambiental e Novos Direitos, o doutorando investigará as implicações jurídicas das ameaças sobre a sustentabilidade da sociedade e da natureza exterior (equilíbrio ecológico) e interior (questão genética). Já na linha Direito Ambiental, Políticas Públicas e Desenvolvimento Socioeconômico, o foco se direciona ao estudo dos direitos ambientais e socioambientais sob o enfoque do direito objetivo, a partir da ação do Estado. 




MAIS NOTÍCIAS