Economia

Carlos Barbosa tem crescimento na abertura de empresas

Mais de 200 empreendimentos iniciaram operações no 1º sementre
18/08/2023 Em Carlos Barbosa
Portal Adesso- Foto Divulgação Prefeitura de Carlos Barbosa

     De acordo com levantamento da Secretaria Municipal da Fazenda, de janeiro até o final de junho deste ano, 282 novas empresas de diversos segmentos deram início às suas operações, que somadas, totalizam 3.728 empresas ativas no Município.

     Contudo, a dinâmica empresarial também registrou o encerramento de 190 empresas durante o mesmo período, resultando num aumento real de quase 100 empresas. Segundo a Secretaria, essas mudanças são características em um ambiente onde a adaptação e a renovação são processos naturais, refletindo na evolução contínua do mercado.

     Uma das razões que impulsiona esse crescimento é a eficiência, a rapidez e a simplificação no processo de abertura de empresas aqui em Carlos Barbosa. O tempo médio é de cerca de 9 horas para receber a viabilidade do empreendimento e cerca de 4 horas para completar o registro, totalizando um tempo de abertura de empresa de 13 horas.

     O Secretário da Fazenda José Carlos Breda afirma: “É uma determinação do Prefeito Kirch, facilitar a vida do cidadão no que couber à Administração Municipal, bem como estimular e apoiar o empreendedorismo que é a vocação das pessoas de Carlos Barbosa. O Prefeito Kirch é um grande incentivador do empreendedorismo, seja na agricultura, serviços, indústria, comércio, bem como na formação dos estudantes com o apoio na formação de no curso superior nas universidades da região e grande Porto Alegre”.

     Novos empreendimentos fomentam o mercado, trazendo renda e empregos ao cidadão e a Administração Municipal tem total interesse em alavancar o empreendedorismo através de informações e demais auxílios, além de ofertar o programa Prospera Carlos Barbosa, programa de incentivo aos MEIs do município. Para participar basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Turístico, Indústria e Comércio pelo fone (54) 3433-2196.




MAIS NOTÍCIAS