Serra Gaúcha

Prefeitos se reúnem com Governador do Estado em Bento

Durante o encontro foram traçadas estratégias para ajudar os Municípios
08/09/2023 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso- Fotos: Rodrigo De Marco /Divulgação
Anterior Próximo

     Nesta sexta-feira (08), foi realizada na Prefeitura de Bento Gonçalves uma reunião dos Prefeitos, da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), com o Governador Eduardo Leite. O objetivo do encontro foi unir esforços das Prefeituras para a reconstrução da região, após a enchente que atingiu as cidades, na segunda-feira (04). 

     O encontro contou com a presença do Secretário-chefe da Casa Civil Artur Lemos, Secretária de Comunicação Tânia Moreira, diretor do Daer Luciano Faustino, Chefe da Casa Militar Coronel Luciano Chaves Boeira, prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira e prefeitos da região.

     Entre as pautas tratadas, a reconstrução dos acessos aos Municípios que tiveram, principalmente, pontes danificadas, na ERS-448, entre Farroupilha e Nova Roma do Sul; e a outra na ERS-431, em Bento Gonçalves, no limite com São Valentim do Sul. Além dos acessos entre os Municípios como em Guaporé com Arvorezinha e Anta Gorda. 

     De acordo com dados iniciais do Estado, cerca de R$ 100 milhões terão que ser investidos na reconstrução de estradas e pontes. "Estamos trabalhando para verificar as demandas mais graves e começar a buscar reconstruir as estruturas. Buscando estruturas que sejam mais rápidas de serem construídas e assim auxiliar os Municípios", ressaltou o diretor do Daer.  

     O Prefeito Diogo Siqueira destacou a importância de todos os prefeitos estarem atuando de forma unificada. "Estamos hoje aqui para unificar esforços. Nenhum Município sozinho conseguirá se reerguer sem o auxílio do Estado e do Governo Federal. Agradecemos o Governador por estar junto, por estar vivenciando as dificuldades enfrentadas. A nossa primeira ação foi de salvar vidas, auxiliar quem mais precisava, realizar a limpeza e desobstruir vias. Agora vamos começar a reconstrução". 

     O Governador destacou o trabalho realizado pelo Governo do Estado. “Estamos com todo o Governo dirigido para a superação deste desafio, dirigido a estas regiões que foram atingidas. Passado esse momento de salvamento e resgate, agora vem o momento da assistência humanitária com a limpeza e para trazer alguma normalidade para as cidades atingidas". 

     Leite também destacou que serão liberados recursos para à saúde, para assistência das famílias em vulnerabilidade e apoio aos Municípios. "Vamos reconstruir mais rápido do que as pessoas imaginam, essa é a missão", ressaltou o Governador. 




MAIS NOTÍCIAS