Geral

IGP inicia mutirão para confecção de carteiras de identidade

Atendimento ocorre nas cidades de Roca Sales e Muçum
11/09/2023
Portal Adesso- Foto Divulgação

     O Instituto-Geral de Perícias (IGP) inicia na segunda-feira (11) um mutirão para confecção de carteiras de identidade para a população afetada pelas enchentes resultantes das chuvas intensas do início de setembro. 

     A força-tarefa vai atuar inicialmente no município de Muçum. Em Roca Sales, a operação começa na terça-feira (12). Os dois municípios foram os mais atingidos pelas cheias do rio Taquari. A segunda via do documento para quem perdeu em virtude do desastre ocorrido na região será emitida de forma gratuita.

     A fim de possibilitar a operacionalização do serviço, o IGP tem a parceria da administração municipal. Para confeccionar o documento de identidade, é necessário portar certidão de nascimento ou casamento, atualizada e em bom estado, o que a maior parte das vítimas também perdeu nas enchentes. Diante dessa dificuldade, o IGP já está em interlocução com cartórios e as autoridades da região para emissão de novas certidões. Os cidadãos devem procurar diretamente os postos de atendimento do IGP que serão instalados nos dois municípios.

     Ambos funcionarão das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, enquanto houver necessidade.

     Nos postos de identificação montados para atender a população, os cidadãos que ainda tiverem familiares desaparecidos poderão fornecer ao IGP amostra de material genético para exame de DNA. A coleta é rápida, feita a partir da saliva. A informação será inserida no Banco de Material Genético do IGP para comparações com a base de dados, o que pode facilitar a verificação de compatibilidade com o material genético de vítimas que venham a ser localizadas.




MAIS NOTÍCIAS