Geral

Governador visita Santa Tereza, afetada pelas enchentes no RS

Eduardo Leite disse que o Estado vai ajudar na reconstrução
15/09/2023
Portal Adesso- Fotos: Gustavo Mansur/Secom
Anterior Próximo

     A cidade de Santa Tereza, uma das atingidas pela enxurrada da semana passada, reage ao desastre com a união de moradores e voluntários e com o apoio do poder público. Na quinta-feira (14), o governador Eduardo Leite visitou o município.

     Acompanhado da prefeita, Gisele Caumo, Leite verificou os estragos deixados pelas chuvas e pela cheia do rio Taquari, que invadiu ruas e levou casas, mas não destruiu a força da comunidade. A cidade já limpou boa parte da lama e dos entulhos deixados pela enchente do dia 4 de setembro.

     Agora, o momento é de avaliar estragos, articular a reconstrução e apoiar principalmente as pessoas, como destacou o governador após caminhar pelas ruas do município e conversar com moradores. “Vamos dar todo o auxílio pra reconstruir a infraestrutura da cidade, assim como a parte da habitação. Não vai faltar carinho, não vai faltar atenção e não vão faltar recursos humanos e financeiros por parte do Estado para ajudar a reerguer Santa Tereza e as outras cidades atingidas”, disse Leite.

     A prefeita Gisele Caumo destacou que o episódio da enchente deixou marcas na cidade e na população. “O que vivenciamos em 4 de setembro jamais será esquecido. Essa visita de hoje traz alento ao nosso coração e a certeza de que, junto do governo do Estado, nós iremos, o mais breve possível, reestruturar o nosso município”, enfatizou.

     Com menos de 2 mil habitantes, Santa Tereza é uma pequena cidade de colonização principalmente italiana, com arquitetura histórica. O núcleo urbano foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2012, e é composto por 25 casas de madeira e de alvenaria construídas nos séculos 19 e 20, pelos imigrantes italianos.

     O governador disse que as particularidades históricas da cidade serão preservadas nos planos para a reconstrução, e afirmou que o Estado vai auxiliar o município na elaboração desses processos.


MAIS NOTÍCIAS