Educação

Bento Gonçalves obtém 3ª lugar no Rendimento Escolar do Estado

Índice mede o conhecimento de estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio
21/09/2023 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso- Foto Divulgação Prefeitura de Bento Gonçalves

     Nas últimas semanas, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul divulgou os resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers), que mede o conhecimento de estudantes dos ensinos Fundamental e Médio nas disciplinas de Português e Matemática. Bento Gonçalves obteve a 3ª colocação entre os vinte maiores municípios do estado, com o índice geral de desempenho 60,91.

     Além de mensurar a qualidade da educação gaúcha, o levantamento dá base ao Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (Imers), que será levado em conta para a distribuição do recurso do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos 497 municípios gaúchos, a partir de 2024. 

     Em Bento Gonçalves, as provas foram aplicadas para alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3.º ano do Ensino Médio, entre 17 e 27 de outubro de 2022.  

     Na rede municipal de ensino, esse resultado é fruto das ações e do planejamento que a Secretaria de Educação (SMED) vem implementando junto às escolas, buscando qualificar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Dentre essas ações, destaca-se a implantação do Sistema de Ensino Set Brasil, a formação continuada dos profissionais da Educação, o monitoramento dos dados de alfabetização e letramento, bem como, iniciativas de recuperação da aprendizagem.

     A Secretária de Educação Adriane Zorzi afirma que o resultado “é fruto de um esforço coletivo das nossas escolas, junto à Secretaria de Educação, e reflete o trabalho dos professores e equipes diretivas, que assumiram com empenho, criatividade e dedicação o compromisso diário com a aprendizagem dos nossos estudantes. Por isso, com a certeza de que temos muito a crescer e a qualificar quando o assunto é a educação, temos também a clareza de que estamos atuando assertivamente nas escolas e de que as ações que já estão acontecendo precisam de continuidade.”




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