Saúde

Secretaria da Saúde realiza ação alusiva ao Outubro Rosa

Exames preventivos serão realizados neste sábado em Garibaldi
05/10/2023 Em Garibaldi
Portal Adesso- Foto Divulgação Prefeitura de Garibaldi

     Com o objetivo de fortalecer a conscientização sobre a importância de prevenir o câncer de mama e colo de útero, a Secretaria de Saúde informa que as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) Tamandaré, Central, São Francisco, Santa Terezinha, Fenachamp e Chácaras irão atender neste sábado (7) para realização de exames preventivos citopatológicos e encaminhamentos para mamografia.

     Os horários de atendimento serão das 7h30min às 13h30min. As mulheres interessadas em realizar os exames citopatológicos deverão realizar o agendamento pelos telefones das UBS’s.

     Atualmente, sabe-se que existem vários fatores de risco associados ao desenvolvimento do câncer de mama, entre eles estão o histórico familiar, histórico reprodutivo, hábitos comportamentais e fatores ambientais.

     O mais aconselhável é que todas as mulheres façam acompanhamento regular com um especialista para que este possa realizar o exame clínico e solicitar os exames de imagem quando recomendado e necessário.

     É importante destacar que diversos hábitos comportamentais como a prática de exercícios, ter uma alimentação balanceada e saudável, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas também podem influenciar na prevenção.




MAIS NOTÍCIAS