Agricultura

Garibaldi mais Água é entregue em Linha Presidente Soares

Até o momento 17 projetos foram finalizados no interior do Município
19/10/2023 Em Garibaldi
Portal Adesso- Foto Divulgação Prefeitura de Garibaldi
Anterior Próximo

     Na quarta-feira (18), a Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária, realizou a entrega simbólica de um açude do programa municipal “Garibaldi mais Água”. O evento ocorreu na propriedade de Ivan Morlin, localizada na Linha Presidente Soares.

     O programa, desenvolvido em parceria com a Emater, tem o intuito de incentivar o uso sustentável da água e promover a irrigação entre os agricultores familiares, prevenindo os efeitos de estiagens. Aos agricultores que se enquadram nos requisitos da legislação são disponibilizadas até 11 horas/máquina para obra de reservatório de água e, em contrapartida, o produtor instala ou amplia a irrigação na propriedade.

     O projeto do açude e do sistema de irrigação são desenvolvidos em parceria com a Emater e a licença ambiental é emitida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “O ‘Garibaldi mais Água’ atende também a ampliação de açudes, sendo o Ivan um dos contemplados. Foi um trabalho bastante árduo e hoje já foram finalizados 17 projetos, beneficiando os produtores de diversas localidades do interior”, destacou o secretário da pasta, Lívio Bortolini.

     O prefeito Sérgio Chesini destacou a importância dos avanços no interior. “Quando se tem um propósito de construir e unir as forças e recursos, conseguimos resultados como este. Em uma parceria da Emater, Prefeitura e os agricultores, o projeto ‘Garibaldi mais Água’, busca garantir que nossos agricultores tenham sistemas qualificados de irrigação, aumentando assim sua produtividade, evitando efeitos das estiagens e contribuindo ainda mais com o desenvolvimento do município”, enfatizou.

Programa Terra Fértil

     Para maximizar a produtividade das áreas agrícolas do interior do município e otimizar a aplicação de corretivos e fertilizantes, o Programa Terra Fértil fornece até duas análises por ano para cada inscrição estadual cadastrada no município.

     O programa é desenvolvido em parceria com Emater e convênio com o SEBRAE. Somente neste ano, cerca de 180 produtores já foram atendidos. Na oportunidade, foi realizada a demonstração da coleta das mostras.




MAIS NOTÍCIAS