Agricultura

Chuvas podem causar prejuízos para a safra da Uva

Produtores rurais estão apreensivos com as previsões até o fim do ano
20/10/2023 Em Garibaldi
Portal Adesso- Foto Portal Adesso

     A safra da uva 2023/2024 poderá sofrer prejuízos devido aos grandes volumes de chuva provocados pelo fenômeno El Niño. Nos próximos meses a umidade excessiva pode causar doenças. “Já estamos constatando o problema do míldio nos cachos e videiras na região”, explico o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Garibaldi, Luciano Rebellato, durante entrevista ao Programa Prato Limpo na Adesso TV. 

     No jargão popular do dialeto Talian a “mufa” é o míldio, fungo que ataca os parreirais desde a floração e a proliferação ocorre com o volume de umidade. “Não temos muitos casos ainda, são mais pontuais, mas já servem de alerta”, destaca Rebellato. 

     Existem defensivos que podem ser aplicados para evitar o problema, mas com o excesso de chuva a planta acaba lavada e mais aplicações são necessárias encarecendo assim o custo de produção. “Tivemos nos últimos três anos safras de qualidade, mas talvez esse ano não seja possível atingir os índices anteriores”, frisou. 

     Sobre o preço mínimo da Uva o presidente explicou que há um pré-acordo entre o setor produtivo e as vinícolas sobre o valor para esta safra. “A indústria se compromete a pagar o valor de R$ 1,50 ao quilo de uva Isabel com graduação de 15 graus”, ressaltou. 

     Esse valor é o mínimo a ser pago na compra, mas algumas variedades devido a graduação alcoólica e qualidade podem atingir o dobro do valor. 



MAIS NOTÍCIAS