Agricultura

Estudantes conhecem a ciência e a tecnologia da Embrapa

Projeto recebe mais de 500 alunos da rede educacional de Bento Gonçalves
26/10/2023 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso- Foto Divulgação

     Proporcionar a estudantes da rede de ensino de Bento Gonçalves enriquecerem seus conhecimentos é o objetivo do Programa Embrapa & Escola, que encerra nesta sexta-feira (27) após uma interrupção da atividade presencial de três anos devido à pandemia de covid-19. No retorno do evento, cerca de 500 alunos do quinto ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares participaram de atividades das 13h30 às 16h, na sede da Embrapa Uva e Vinho. Acompanhados de guias, as crianças e adolescentes participaram de dinâmicas que oferecem o contato com a ciência e a tecnologia.

     Os alunos conheceram mais sobre os 50 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O objetivo é compartilhar o trabalho desenvolvido pela Embrapa desde 1973, e os resultados que transformaram a agropecupária brasileira. Entre os conteúdos apresentados estão o que faz uma empresa de pesquisa e a evolução da agricultura, antes e depois da Embrapa, bem como a atuação da Embrapa Uva e Vinho.

     Em seguida os visitantes aprenderam sobre os solos: quais elementos podem formá-los e os diferentes tipos encontrados no Brasil, além de uma importante contribuição da pesquisa à ciência do solo: as plantas de cobertura, que protegem e enriquecem os solos.

     Para o chefe de Transferência e Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho, Rodrigo Monteiro, o Programa Embrapa & Escola é uma das principais ações direcionadas para a comunidade. “Há mais de vinte anos realizamos o Programa e o resultado é muito compensador. As crianças são ávidas por conhecimento, e isso é a base da ciência e pesquisa. Temos a certeza de que ao visitar a Embrapa eles têm uma experiência que faz a diferença na sua vida pessoal e estudantil”, pontua.


MAIS NOTÍCIAS