Eventos/Cultura

Livro sobre a longevidade é lançado em Bento Gonçalves

Foram entrevistados 31 moradores idosos da região da Serra Gaúcha
07/11/2023 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso- Foto Divulgação
Anterior Próximo

     E se você viver 100 anos? O livro Longa Vita da jornalista Marciele Scarton e da produtora cultural Fernanda Tomasi começa fazendo essa pergunta ao leitor. As pessoas em todo mundo estão vivendo mais. Até 2050, o número de idosos com mais de 80 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde, deve triplicar, atingindo 426 milhões.

     A evolução da longevidade, sobretudo no último século, indica que a vida humana está caminhando para ir bastante além das oito décadas. Considerando os avanços crescentes nos campos da saúde, estudos sinalizam a tendência de que viver 100 anos ou mais em pouco tempo deixe de ser uma exceção. Um excelente prognóstico, já que se arrisca dizer: todos almejam essa marca. Afinal, quem não deseja desfrutar de muitos anos mais? Entretanto, que seja com qualidade de vida.

     O livro Longa Vita se propôs investigar se existe um roteiro para a longevidade, através da observação de 31 moradores da Serra Gaúcha com idades entre 77 e 101 anos, para entender como conduziram suas vidas, se fizeram algo em especial e quais foram esses elementos em comum que os levaram a esta vida longa. Surpreendentemente longeva, se considerarmos que a expectativa de vida em seus nascimentos era de 35 a 43 anos. Todos já viveram cerca de duas ou três vezes mais do que o esperado, e permanecem com qualidade de vida, saúde e lucidez.

     São sete os ingredientes identificados pelas autoras na receita da longevidade desses senhores e senhoras da Serra Gaúcha. Trabalho e propósito, movimento, alimentação, mente ativa, tempo de qualidade e a fé estão entre eles. Elementos validados pelos cientistas nas pesquisas sobre longevidade e que são similares aos elementos do envelhecimento saudável nas chamadas Blue Zones, cinco regiões do planeta com grande concentração de pessoas com mais de 90 anos e centenários vivendo com autonomia, baixos índices de doenças crônicas e limitações, todas no hemisfério Norte.

     No recorte de municípios escolhidos para a pesquisa estão a Terra da Longevidade – Veranópolis -  e os municípios próximos: Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Cotiporã, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e Flores da Cunha. Além de reflexões sobre viver com qualidade de vida, o livro alia a preservação da história, dos antigos costumes, do dialeto talian, com um registro escrito da preciosa oralidade que com o tempo está se perdendo, e também enaltece o legado deixado em seus exemplos de vida pelos personagens reais.

     Longa Vita foi viabilizado através da Lei Rouanet, com patrocínio de Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Companhia Energética Rio das Antas (Ceran) e Politorno Móveis. Serão 2 mil exemplares de extrema qualidade gráfica, com impressão colorida que destaca as fotografias dos entrevistados e capa dura. Seiscentos exemplares terão distribuição gratuita para escolas, bibliotecas, universidades e municípios envolvidos no livro. O valor para aquisição é de R$ 60. Interessados podem entrar em contato com as autoras pelos telefones 54 9 8114.4290 (Fernanda) e 54 9 8111.2119 (Marciele). O livro também terá versão acessível, disponível no link https://repositorio.usfm.br/handle/1/10.



MAIS NOTÍCIAS