Tempo

El Niño continua até abril de 2024 com eventos meteorológicos extremos

Fenômeno deve ter maior força entre novembro e dezembro de 2023
08/11/2023 Em Garibaldi
Portal Adesso- Foto Dayan Santarosa

     O fenômeno El Niño, relacionado com o aumento das temperaturas, deverá continuar até abril de 2024. A informação consta no boletim da Organização Meteorológica Mundial (OMM) publicado na terça-feira (7). No documento, há 90% de probabilidade de que esse fenômeno cíclico do Pacífico persista até o ano que vem. Também é muito provável que, "no auge, chegue a valores correspondentes a um episódio intenso".

     Caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico, o El Niño acontece no intervalo de dois a sete anos. A sua duração média é de 12 meses, gerando um impacto direto no aumento da temperatura global.
     
     Apesar das consequências do fenômeno, em geral, serem observadas no ano seguinte ao seu desenvolvimento, 2023 se encaminha para se tornar o ano mais quente da história. Antes de 2023, 2016 foi o ano mais quente registrado. A marca foi atingida por conta de uma combinação de fatores, com a junção de um El Niño excepcionalmente forte e da alta nas emissões de dióxido de carbono na atmosfera.


MAIS NOTÍCIAS