Geral

Garibaldi está entre as seis melhores para se viver após os 60 anos

No Rio Grande do Sul o Município aparece na segunda posição
10/11/2023 Em Garibaldi
Portal Adesso- Foto Divulgação

     Garibaldi é reconhecida por ser uma cidade segura, acolhedora e que proporciona qualidade de vida aos moradores. Essas características colocaram o município em destaque no Índice de Longevidade (IDC) 2023. A pesquisa revelou que Garibaldi está entre as melhores cidades do Brasil para se viver após os 60 anos, figurando o sexto lugar no ranking de cidades médias. No Rio Grande do Sul, aparece na segunda posição.

     “Ficamos muito satisfeitos em ver que o trabalho feito no município tem dado resultado. Garibaldi estar entre as melhores cidades para se viver após os 60 anos chancela nossos investimentos na área da saúde, como as reformas e as ampliações de postos de saúde, aumento do número de consultas, exames e cirurgias. Nos preocupamos também com o lazer da terceira idade. No Centro de Convivência Giuseppe Garibaldi nossos idosos têm acesso a atividades de recreação, jogos de cartas, bingos, bailes, viagens, atividades físicas e comemorações de datas festivas. Nossa preocupação é constante”, destacou o prefeito Sérgio Chesini.  

     A edição deste ano da pesquisa avaliou, pela primeira vez, todos os 5.570 municípios brasileiros. As cidades foram classificadas como pequenas (até 34 mil habitantes), médias (até 100 mil habitantes) e grandes (mais de 100 mil habitantes).

     Garibaldi, que conta com 35.794 habitantes, tem proporcionalmente a 41ª maior população de idosos do país e se destacou principalmente na oferta de estabelecimentos de saúde, com nota máxima (100). As notas nas dimensões avaliadas foram: 67,9 em Economia, 60,1 em Socioambiental e 60,7 em Saúde.

      Em cada dimensão, são analisados 23 indicadores. Os dados foram coletados em órgãos públicos, como INSS, IBGE, Ministério da Saúde, Ministério da Fazenda e Tesouro Nacional.


 Confira o ranking das melhores cidades médias

1 - São Lourenço/MG

2 - Gramado/RS

3 - São Miguel do Oeste/SC

4 - Adamantina/SP

5 - Concórdia/SC

6 - Garibaldi/RS

7 - Cornélio Procópio/PR

8 - Torres/RS

9 - Amparo/SP

10 - Lins/SP


MAIS NOTÍCIAS