Geral

Garibaldi recebe visita do cônsul honorário para Trentino

Comitiva garibaldense viaja para Itália na próxima semana
10/11/2023 Em Garibaldi
Portal Adesso- Foto Divulgação Prefeitura de Garibaldi

      Na manhã de quinta-feira (9), Garibaldi recebeu a ilustre visita de Alberto Piz, cônsul honorário do Brasil para o Trentino - Alto Ádige, Itália.  A visita ocorreu por conta da comitiva que viaja na próxima semana para o estreitamento do laço do Gemmelagio-Conegliano, cidade co-irmã do Município na Itália, desde 2004. 

      O prefeito de Conegliano, Fabio Chies, solicitou uma visita do cônsul à Garibaldi, para garantir que a organização entre as duas prefeituras esteja alinhada, especialmente para as tratativas do intercâmbio focado na enologia e viticultura.

      A co-irmã do Município, Conegliano, é a cidade que representa a parte do espumante da região do Vêneto, umas das mais conhecidas da Itália. Com isso, Garibaldi quer aprimorar a qualidade de seus produtos fabricados no município e potencializar o seu turismo rural. No intercâmbio haverá trocas de experiencias sobre viticultura, enologia, informações econômicas e administrativas.

     A escola de enologia de Conegliano, o Instituto Estadual de Ensino Médio Superior GB Cerletti, é a escola de vinhos mais antiga do mundo, primeira fundada Itália e uma das mais importantes, junto com a Escola de Enologia de Trentino.

     O Cônsul destaca a importância do intercâmbio e como isso fomenta e aproxima ainda mais as comunidades descendentes dos imigrantes italianos no Brasil. “A comunidade trentina é um círculo muito forte aqui na Serra Gaúcha. Garibaldi é uma cidade muito linda, que preserva muito bem a sua história, o que para mim é fundamental, para não perdermos a identidade. Aqui, me sinto em casa”, salientou Alberto Piz.



MAIS NOTÍCIAS