Educação

Coordenadora Pedagógica de Carlos Barbosa participa do Prato Limpo

Andreia Maria Dotta falou a respeito dos métodos de ensino utilizados nas escolas da rede municipal
04/10/2021
Portal Adesso - Foto: Reprodução/ADESSO TV

     A Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Carlos Barbosa, Andreia Maria Dotta, foi uma das convidadas do programa Prato Limpo, desta segunda-feira (04). Na ocasião, ela falou a respeito da participação do município na Conferência Intermunicipal de Educação (CONAE), que acontecerá em São Marcos, no dia 21 de outubro, além de outros assuntos relacionados a educação municipal. 

     Andreia explicou como vai funcionar a Conferência e salientou que o evento contará com a participação da população. “Os municípios estão se organizando para realizar as Conferências Municipais, mas antes, Carlos Barbosa vai participar dessa Conferência Intermunicipal, que terá a participação da população, fazendo proposições que serão levadas posteriormente a nível Estadual e Nacional”, afirmou.

     Neste ano, três temas serão discutidos, sendo o Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034, uma escola para o futuro e Criação do Sistema Nacional de Educação (SNE). Participarão da Conferência, o Poder Público, segmentos educacionais, setores sociais, entidades que atuam na área da educação e todos os profissionais e pessoas interessadas em contribuir, pertencentes aos municípios de Carlos Barbosa, São Marcos, Guaporé, Dois Lajeados, Paraí e Flores da Cunha.

     Sobre a questão da educação no país e a forma como o ensino é passado para os alunos, a Coordenadora comentou que os conteúdos básicos de ensino continuam sendo fundamentais e necessitam ser aplicados. “Eu acredito que os conteúdos básicos precisam ser trabalhados a nível de Brasil, mas precisamos reforçar os demais conteúdos, pois assim vamos conseguir formar profissionais capazes de atuar em diferentes áreas do mercado de trabalho”, comentou.

     Andreia comentou também sobre temas transversais, como educação moral e cívica, que hoje em dia são menos aplicados em escolas da rede municipal como em anos passados. “Hoje em dia ainda temos esses temas, porém não disciplinas específicas. Elas são trabalhadas dentro das outras disciplinas. Estamos mesclando, o que era bom do tradicional ficou e juntou com o que o aluno precisa construir. O professor trabalha a teoria, mas também a prática, onde os alunos vão perceber no dia-a-dia do porquê aprender determinada teoria. Hoje em dia os tempos são diferentes e a evolução foi muito grande” explicou. 

     Para acompanhar a entrevista completa com a Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Andreia Maria Dotta, basta acessar o site do Youtube do Portal Adesso, pelo link: https://www.youtube.com/user/PortalAdesso/videos

     Ou ainda, você pode acompanhar a reprise do programa, que vai ao ar diariamente das 19h às 20h, e das 06h às 07h, no site do ADESSO TV: https://adessotv.com.br/ 


MAIS NOTÍCIAS