Polícia

Bento Gonçalves registra o menor número de roubos ao comércio

Levantamento da Brigada Militar demonstra a redução na última década
15/11/2023 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso- Foto: Brigada Militar
Anterior Próximo

     Bento Gonçalves chega na reta final de 2023 com uma queda expressiva nos números relacionados a roubos a estabelecimentos comerciais na cidade, crime definido pelo Código Penal brasileiro como a subtração de bens mediante grave ameaça ou violência à pessoa. 

     Conforme os dados estatísticos do observatório estadual de segurança pública, que realiza o acompanhamento mensal de uma serie de indicadores criminais no estado, a queda nos roubos a comércio, conforme dados compilados nos últimos 10 anos até a primeira quinzena de novembro de 2023, é a maior desde 2014, cuja média de roubos em Bento Gonçalves chega a 90 ocorrências/ano. 

     De acordo com dados do sistema de Gestão de Estatística em Segurança (GESeg) no âmbito do Programa RS Seguro, Bento Gonçalves chega a novembro com 20 ocorrências relacionadas a roubos em comércio, contra 36 em comparação ao mesmo período do ano passado, resultando em uma redução de 44%. 

     Já a partir de uma análise isolada do 2º semestre de 2023, Bento Gonçalves apresenta uma redução de 59% em comparação ao segundo semestre de 2022, onde destaca-se o mês de novembro, que em 2022 chegou a 12 ocorrências, contra duas em novembro de 2023, uma redução acima de 83%. 

     Tais reduções refletem uma atuação preventiva e estratégica da Brigada Militar de Bento Gonçalves, criadas a partir do uso de ciência de dados, obtendo então uma análise preditiva dos indicadores e, desta forma, o comando realiza o planejamento das ações, sejam elas rotineiras ou pontuais, como as operações realizadas com os demais órgãos de segurança. 

     Por fim, a Brigada Militar reforça a participação fundamental da comunidade para a redução da criminalidade. Através do Policiamento comunitário, os policiais realizam visitas ao comercio local, buscando informações e repassando orientações necessárias aos comerciantes no que tange a segurança dos estabelecimentos. O 3º BPAT conta também com um canal de denúncias, através do WhatsApp (54) 996571353, com sigilo absoluto, onde a comunidade pode fornecer informações uteis referente a fatos criminosos, como também de suspeitos.


MAIS NOTÍCIAS