Redução da vazão da barragem busca evitar transbordo do Marrecão
O volume histórico de chuvas da última sexta-feira (17) provocou vários alagamentos em Garibaldi, muitos deles devido ao transbordamento do Arroio Marrecão. Um grupo formado pela Prefeitura avalia fazer o escoamento da água da Barragem, antes dos temporais, para evitar os problemas, pelo menos ao longo do leito do Arroio.
“O objetivo é fazer um monitoramento da chuva e quando essa previsão indicar altos volumes recorrer então ao escoamento, ou seja, abrir a vazão da barragem até um nível mais baixo no dia anterior ao temporal. Desta forma a própria barragem teria capacidade de armazenar esses volumes maiores sem provocar o transbordo do Arroio”, explicou o vice-prefeito Valério Mayer em entrevista ao programa Prato Limpo da Adesso TV na tarde de terça-feira (21).
Conforme Mayer a ideia foi debatida inicialmente em uma reunião na Prefeitura com o observador do clima Leo Gusso, o gerente da Corsan, Adriano Nunes, e a vereadora Márcia Pedersetti representando a Câmara Legislativa de Garibaldi.
“Por exemplo a previsão indica 50 milímetros em 12 horas, isso é a chuva de praticamente um mês, então se faz a liberação deste volume da barragem. Assim o arroio não teria um transbordo tão grande”, exemplificou Mayer.
O projeto deve ser analisado pelo setor técnico da Corsan e, caso seja aprovado, será posto em prática assim que for finalizada a limpeza da barragem.