Economia

Domingos de dezembro com comércio aberto em Garibaldi

Acordo foi firmado entre o Sindicato dos empregados e CIC/CDL
29/11/2023 Em Garibaldi
Portal Adesso- Foto: Cassius André Fanti- Divulgação

     A diretoria da CDL esteve reunida na manhã de terça-feira (28) e sob a orientação da advogada Rosana Nicolini Chesini, avaliou o texto da Convenção Coletiva de Trabalho 2023/2024, firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista de Bento Gonçalves e Sindicato dos Empregados do Comércio de Bento Gonçalves, e que também atende os lojistas instalados em Garibaldi.

     O documento estabeleceu horários diferenciados para atendimento ao público, com a utilização de mão de obras de empregados, no período de 1º a 24 de dezembro. Nos finais de semana, o atendimento pode ser realizado até às 18h (com exceção do dia 31/12, que somente poderá realizar atendimento pela manhã). 

     Rosana explicou que o trabalho em domingos, não importando o número de horas trabalhadas, deve respeitar a jornada máxima ajustada para esse dia, que é de seis horas. "A compensação deve ser realizada com a concessão de uma folga remunerada em outro dia da semana, além do pagamento de um abono de R$ 74,85 por domingo trabalhado, ao final do expediente. Caso não seja concedida a folga compensatória do domingo, deverá ser pago, além do abono, as horas trabalhadas com acréscimo de 100%", explicou.

     O presidente da CDL e vice-presidente do Comércio da CIC, Tiago Furlanetto, enfatiza que muitos estabelecimentos, principalmente de confecções, perfumes, brinquedos, acessórios e outros que registram aumento de movimentação de clientes nesta época terão atendimento especial na semana do Natal, inclusive no dia 24.

     "Os consumidores de Garibaldi e região terão uma ótima oportunidade para aproveitar esta data para compras, inclusive, desfrutando das oportunidades de última hora. Mas é preciso ficar atento ao horário de funcionamento, já que cada loja pode variar seu atendimento dentro do dia", afirmou.


MAIS NOTÍCIAS