Geral

Bento Pet realiza castração de 1680 animais em 2023

Entidade já implantou o SAMU Pet, Cão Comunitário e Casinha Solidária
14/12/2023 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso- Prefeitura de Bento Gonçalves

     O Bento Pet vem oferecendo cada vez mais ações em prol do bem-estar animal. Nesta perspectiva, o órgão já implementou o SAMU Pet, Cão Comunitário, Casinha Solidária, entre outros projetos. E desde junho, no Espaço Pet, são realizadas castrações para felinos machos, de famílias do cadastro único ou de rua. Ao longo de 2023, entre janeiro e dezembro já foram castrados 1680 animais. Foram realizados ainda 486 atendimentos, sendo 610 consultas no departamento, além de 16 escolas visitadas com o projeto Bento e Mia: Meu melhor amigo na escola.

     Ao longo desta semana devem ocorrer ainda 35 castrações de animais. A veterinária e coordenadora do espaço Michele Segatto explicou sobre como funciona o processo de castração.

     “A pessoa entra em contato com o Bento Pet através do Whatsatpp, solicitamos a documentação do solicitante, a folha resumo do Cad Único e foto dos animais que deseja cadastrar para castração. Uma semana antes do procedimento, entramos em contato com o tutor passando as recomendações e solicitando a confirmação para o dia da castração. No dia, a pessoa traz o animal aqui no departamento, e a clínica busca os animais aqui, e devolve no dia seguinte. O tutor recebe o animal aqui no departamento com as orientações para o pós- operatório”.

     Ainda conforme a veterinária “os animais castrados, mesmo que voltem para a rua, não vão mais procriar, e desta forma, queremos diminuir o número de animais abandonados. A castração também evita doenças, como a piometra (é um distúrbio uterino de cães e gatos, mediado pela hormona reprodutiva progestrona), e o tumor de mama em fêmeas e alterações na próstata em machos”.

     Além das castrações, o Bento Pet atua no programa do SamuPet, consultas eletivas, agendamento e organização das castrações em geral, fiscalizações de maus tratos, arrecadação e doação de rações, e junto às escolas com o tema da Posse Responsável, projeto e feiras de adoção.

     Após o procedimento os animais ficam disponíveis para adoção. Para mais informações e agendamento sobre a castração (animais de famílias do cadastro único), é preciso entrar em contato pelo (54) 99274.4262 ou no 30557115.


MAIS NOTÍCIAS