Educação

Bolsa de estudos em escolas particulares é cortada em Bento

Estudantes deverão ser matriculados em escolas públicas, conforme TCE
29/12/2023 Em Bento Gonçalves
Portal Leouve- Foto: Arquivo Portal Adesso

     Após pedido do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, o Município de Bento Gonçalves cortou a compra de bolsas de estudo em escolas da rede privada para alunos em idade escolar obrigatória (pré-escola e ensino fundamental). A partir de 2024, os estudantes deverão ser alocados em escolas públicas municipais ou estaduais, de acordo com seu zoneamento.

     Porém Leila Caron, que é representante de um grupo de pais que requerem a continuidade das bolsas de escola privada para seus filhos, compartilhou com a reportagem a sua indignação com a falta de transparência e organização neste processo. “A prefeitura de Bento não deixou claro para nós em momento algum que a gente tinha perdido as bolsas, até o momento em que a gente se reuniu com a Secretária de Educação”, relata.

     Ela também informa que muitos pais não conseguiram fazer o cadastramento dos seus filhos porque o zonamento não tem escola municipal. “É o caso da minha filha, eu moro aqui no Goretti e a minha filha está indo para o nono ano, último ano que a prefeitura concedia as bolsas, e não tem colégio municipal nas proximidades, então eu teria que aguardar as inscrições e inscrever ela no estado”, exemplifica.

Prefeitura emitiu nota sobre o assunto confira: 

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul encaminhou uma recomendação para o Município de Bento Gonçalves de que não houvesse mais a compra de vagas de alunos em idade escolar obrigatória (pré-escola e ensino fundamental). Assim, os estudantes deverão ser alocados em escolas públicas municipais ou estaduais, dependendo do seu zoneamento. Os alunos que realizaram a inscrição ou que vierem a realizar a 2ª etapa de inscrições, que ocorrerá a partir de 15 de janeiro de 2024, serão matriculados na rede municipal.

A Secretaria Municipal de Educação esclarece que alguns alunos podem não ter conseguido realizar a inscrição na rede municipal, em razão do seu zoneamento, que podem pertencer à rede estadual e assim deverão realizar a sua solicitação no Estado. Posteriormente, o Município poderá ofertar vagas remanescentes das escolas municipais aos alunos que pertencem à rede estadual, o que ocorrerá a partir de janeiro de 2024.


MAIS NOTÍCIAS