Agricultura

Agricultores de Garibaldi recebem orientações de combate ao borrachudo

Tema foi abordado no encontro do Conselho de Agricultura
10/01/2024 Em Garibaldi
Portal Adesso- Foto Divulgação Prefeitura de Garibaldi

     Na terça-feira (9), o Conselho de Agricultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, realizou mais um encontro com as comunidades do interior. 

     Na oportunidade, a Secretaria Municipal da Saúde promoveu uma palestra sobre medidas de combate ao mosquito borrachudo aos agricultores. O assunto foi ministrado pelo médico veterinário da 5º Coordenadoria Regional de Saúde, Eduardo Kieling.

     Dentre os pontos abordados, Kieling tirou todas as dúvidas sobre a aplicação do BTI, larvicida utilizada para controle do inseto e destacou formas de prevenção, já que a incidência do borrachudo tem aumentado devido ao volume de chuvas.

     O BTI está sendo distribuído aos produtores rurais pela equipe de Controle da Dengue e Simulídeos, coordenada por Carlos Veiga. Após a aplicação, é realizado um monitoramento quinzenal, período de reprodução dos mosquitos.

     “Dentro das nossas metas, estamos intensificando as ações no combate ao mosquito borrachudo. Realizamos a contratação de mais três servidores que irão atuar diretamente na equipe liderada pelo Veiga, o que vai facilitar e agilizar os cuidados no controle do inseto e também no combate à dengue”, destacou a secretária da Saúde, Clarisse Lagunaz.

Outros assuntos abordados

     Preço da uva, talão do produtor e credenciamento de máquinas foram alguns dos temas que também foram discutidos na reunião.

     O encontro também contou com a presença do prefeito Sérgio Chesini, vice-prefeito Valério Mayer, e secretário de Agricultura e Pecuária, Livio Bortolini.


MAIS NOTÍCIAS