Geral

Água chega na região Sul e começa inundar casas em Pelotas e Rio Grande

Tragédia sem precedentes parece não querer deixar o Estado do Rio Grande do Sul
07/05/2024
Portal Adesso - Foto: divulgação

     PELOTAS

Na Ilha dos Pescadores, próximo a ponte entre Pelotas e Rio Grande, nesta terça-feira (7), a água chegou na altura da cintura. Antes de irem para os abrigos, cerca de 50 famílias se mobilizavam para conseguir retirar, por meio de barcos, o máximo possível de seus pertences devido ao temor de saques. Muitas pessoas deslocaram filhos e idosos para outros locais e iriam permanecer na Ilha para cuidar das residências durante a noite.

     Na área conhecida como Doquinhas, próximo ao Quadrado, o cenário é semelhante. O rio São Gonçalo invadiu várias casas. A maioria das pessoas já haviam sido encaminhadas a abrigos, mas alguns permaneceram também pelo temor dos furtos.A água que começou a subir na tarde de segunda-feira, invadiu as casas na Ilha dos Pescadores nesta manhã.

    Desesperados, os moradores se uniram com seus barcos de pesca para conseguir retirar eletrodomésticos que seriam danificados pela água ou furtados. Um caminhão de frete foi contratado para levar os pertences de várias casas que seria guardado entre residências de amigos e familiares. A falta de auxílio dos órgãos públicos para o transporte dos bens era a principal reclamação. “A gente tem que priorizar a vida, mas também não queremos perder o pouco que temos. Eles disseram que ia tirar nos de dentro de casa, mas também dava para tirar as poucas coisas que eu tenho. Se eu deixar ou a água vai levar ou vão roubar”, declara Silvana Antunes.

AVIÃO COLIDE ASA NO AEROPORTO DE PELOTAS

     O avião da Gol que partiria do Aeroporto de Pelotas na noite desta segunda-feira (6) com destino a São Paulo bateu com a asa em uma estrutura do terminal por volta das sete da noite. Os passageiros, que já estavam a bordo do Boeing 737, precisaram desembarcar na pista e aguardar a chegada de uma nova aeronave para continuar o voo. A Gol deslocou um outro Boeing 737, que veio de Curitiba. Os passageiros do voo, com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, devem decolar apenas no começo da madrugada desta terça-feira. A empresa não informa quantos passageiros estavam a bordo.

     Em nota, a Gol respondeu que a aeronave "esbarrou a ponta da asa em uma estrutura do Aeroporto de Pelotas, no momento em que se preparava para sair da posição de estacionamento". A companhia aérea destaca que desembarcou todos os passageiros em segurança e que está oferecendo "toda a assistência necessária". Em nota, a CCR respondeu "que suas equipes atuaram rapidamente para realizar o desembarque dos passageiros em segurança após a asa de uma aeronave colidir com uma marquise próxima à pista de pousos e decolagens nesta segunda-feira (8). Ninguém ficou ferido e as operações no aeroporto não foram afetadas."

RIO GRANDE

  Na manhã desta terça-feira (07), o nível da Lagoa dos Patos estava em 1,34m, sendo 54 cm acima do normal. Até o momento, 229 estão fora de suas residências, sendo que 193 foram deslocadas de forma preventiva e voluntária e 19 famílias (36 pessoas) estão alocadas nos abrigos municipais. As ilhas,  dos Marinheiros, Ilha do Leonídeo, Ilha da Torotama, Lagoa, Saco da Mangueira, Barra seguem sendo as mais críticas. Segundo a Prefeitura, o acesso às Ilhas segue interrompido e os serviços das Unidades Básicas de Saúde e de Coletiva Seletiva destas localidades estão suspensos,



MAIS NOTÍCIAS