Saúde

Novo aparelho de Raio X já está em funcionamento na UPA

Equipamento chegou nesta semana e já está em operação
11/01/2024 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso- Fotos: Divulgação Prefeitura de Bento Gonçalves

     Na quinta-feira (11), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do bairro Botafogo, em Bento Gonçalves, passou a contar com o funcionamento de um novo equipamento de Raio X, sendo fundamental para a realização de atendimentos de pacientes em situação de urgência e emergência, que necessitarem de exame.

     Mensalmente são realizados cerca de 2.500 exames de Raio X somente na UPA, que tem um fluxo diário de aproximadamente 500 pacientes.

     O técnico em radiologia Alexandre Teixeira destacou que “é um aparelho que agiliza o atendimento do paciente, diminuindo em até dois minutos o tempo de um exame. A tecnologia também é via wifi, enviando a imagem diretamente para o sistema de digitalização, sendo direcionado para o serviço online, e em até quatro minutos já estando disponível também para o médico acessar o exame”.

     Com a quebra do aparelho no mês de dezembro, foi realizada a licitação para compra do novo equipamento. Neste período os pacientes foram encaminhados para o Hospital Tacchini para realização dos procedimentos.

     O secretário de Saúde Gilberto Júnior destacou que “a chegada dessa máquina nova vai nos proporcionar mais agilidade no diagnóstico, diminuindo também o tempo de espera do paciente para o laudo do exame, além de garantir a qualidade da imagem deste aparelho de última geração. Ressalto que é uma máquina que vai dar o conforto para realizarmos o diagnóstico precoce dos pacientes, para que, quando necessário, possamos encaminhar para um serviço especializado, ou então darmos alta para ele”.



MAIS NOTÍCIAS