Agricultura

Abertura da Safra da Uva Estadual é realizada em Bento Gonçalves

Evento também marcou o início do as festividades da Vindima
19/01/2024 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso- Foto: Julia Chagas- Divulgação

     A Colheita da Uva no Rio Grande do Sul foi aberta oficialmente, na quinta-feira (18), em Bento Gonçalves. A celebração realizada na Vinícola Cainelli, em Tuiuty, contou com a colheita da uva, pisa, passeio de tuc-tuc, benção e música entre os parreirais. A atividade também marcou a abertura do Bento em Vindima, que acontece até 17 de março. 

     O evento contou com a presença do Secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, Deputado Estadual Guilherme Pasin, Prefeito em exercício Amarildo Lucatelli, representantes de entidades, prefeitos da região, vereadores e secretários.  O grupo foi recebido pelos artistas Samuel Pedrotti e o Coral Imigrante. A expectativa de produção para a safra 23/24 é alcançar cerca de 719 mil toneladas de uva.

     Representando as secretarias organizadoras do Bento em Vindima, o secretário de Turismo Davi Da Rold deu as boas-vindas aos presentes. “Precisamos saudar e engrandecer nosso produtor rural que, apesar de todas as dificuldades, enfrenta com coragem e faz com que a gente tenha um produto premiado mundo afora que é o vinho. A partir da uva, do trabalho, da fé do nosso agricultor, o produto é transformado em vinho. E foi aqui em Tuiuty que, 2002, a primeira experiência de vindima começou em uma festa da colheita e seguiremos fortificando esse trabalho". 

     Representando a Assembleia Legislativa o Deputado Estadual Guilherme Pasin exaltou a realização do evento. “Vindima é festa. 2023 foi um ano pesado, muito difícil. E em meio a tantas dificuldades, nós nos encontramos ombreando lado a lado, mostrando que é pelo trabalho que a gente prospera, que as coisas acontecem, e pelo desafio superado que avança nossa vida. Pela agricultura é que a gente passa a compreender nossa região. Do trabalho, do cultivo da uva, do produto vinificado, da prosperidade e do trabalho. É por isso que na vindima a gente continua entendendo que festa é, que devemos comemorar e festejar a vida baseada na fé e no trabalho", disse. 

     O Prefeito em exercício Amarildo Lucatelli evidenciou que o evento é realizado para celebrar o trabalho do agricultor. “Tenho muito orgulho de estar celebrando esse evento aqui, uma localidade em que nasci e me criei, onde trabalhei muito como agricultor, ajudando meus pais. E é especial celebrar essa abertura da Colheita da uva, porque é o que nos motiva a ser o que é Bento Gonçalves. É celebrar todo o trabalho dos nossos agricultores, é evidenciar a nossa região toda, pois temos que pensar de forma unificada, crescer juntos"

     O secretário, Giovani Feltes, ressaltou que a força, o trabalho e a fé construíram uma região que ajuda a contar a história do Rio Grande do Sul e que é algo a ser seguido por outras regiões. “Estar aqui hoje é momento de regozijo e alegria. Cada homem e mulher aqui presente ajudaram a construir essa realidade. A resiliência, a efervescência e o trabalho de cada um aqui dessa região faz superar todas as dificuldades. Precisamos aplaudir quem labuta na atividade primária, principalmente na produção de uva, com a produção dos melhores vinhos, espumantes e sucos”.

     O padre Adelar Zanetti realizou a benção da safra e dos agricultores. Após a colheita da uva, as autoridades foram conduzidas por Roberto Cainelli tuc-tuc para realizar a pisa da uva.



MAIS NOTÍCIAS