Geral

GCM e DMT utilizam câmeras corporais há mais de um ano em Bento

Equipamentos passaram a ser utilizados em dezembro de 2022 pelos agentes
25/01/2024 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso- Fotos: Prefeitrua de Bento Gonçalves
Anterior Próximo

     Em Bento Gonçalves a utilização das câmeras já é feita há mais de um ano. Com o propósito de qualificar ainda mais as ações das equipes, ainda em dezembro de 2022, os agentes começaram a utilizar câmeras acopladas ao corpo, que registra todas as ações realizadas em tempo real. 

     Ao total o Município alugou 20 câmeras, que estão sendo utilizadas pela GCM e também pelo Departamento Municipal de Trânsito (DMT). Todas as imagens captadas durante as operações ficam armazenadas no centro de tecnologia da própria Secretaria de Segurança.

     O Inspetor Chefe da GCM Murilo Echevenguá Pereira destacou que a utilização dos equipamentos tem sido benéfica e auxiliado no trabalho diário. “No dia a dia, percebo que a presença das câmeras corporais tem um impacto positivo no comportamento de todas as partes envolvidas. Tanto os agentes quanto os cidadãos tendem a agir de maneira mais respeitosa e cooperativa quando sabem que estão sendo gravados. Isso reduziu os conflitos”.

     Ainda conforme o agente “em situações críticas, as gravações podem servir como instrumento de prova tanto para investigações internas ou investigações externas. Por fim, a presença das câmeras proporciona um ambiente mais seguro para o desempenho de suas atribuições”.

     O secretário de Segurança Tenente-coronel Paulo César de Carvalho destacou que “percebemos uma diminuição nas ocorrências de desacato e resistência contra os Guardas Municipais, durante as abordagens de rotina ou de flagrante delito. Foi observado pelos Agentes Municipais que os indivíduos abordadas, acabam tendo um comportamento menos hostil, o que influência na maneira da aplicação da técnica de abordagem, não necessitando o uso progressivo da força”.

     Ainda conforme o Secretário “a minha avaliação é positiva, em razão de que as câmeras corporais têm sido utilizadas seguramente em diversas áreas e modalidades da Segurança Pública. O objetivo da utilização desta ferramenta tecnológica é a busca da transparência e da responsabilidade na aplicação da lei tanto no aspecto policial ou no apoio de emergências, como, por exemplo, as ocorrências de surtos psicóticos atendidas diariamente pela SAMU”.

     Os equipamentos são alugados, incluindo as câmeras e as estações (dock stations), a chamada caixa onde diariamente são baixadas as imagens para armazenamento.


MAIS NOTÍCIAS