Saúde

Mais de 1650 doses são aplicadas em Bento Gonçalves em 2023

A vacina combate o Sarampo, Caxumba e Rubéola e está disponível nas UBS
30/01/2024 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso- Fotos: Prefeitrua de Bento Gonçalves

     A vacinação é uma das formas de combater doenças e fortalecer o sistema imunológico. Somente em 2023 foram aplicadas 1650 doses da vacina tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), representando uma cobertura vacinal de 84,74% em Bento Gonçalves. Atualmente a vacina está disponível em todas as unidades de saúde do município.

     No calendário nacional criado pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), são administradas duas doses em crianças, sendo a primeira aos 12 meses e a segunda dose com 15 meses. Os adultos devem ter no mínimo duas doses da vacina contra o sarampo comprovada até os 29 anos, caso não tenha deve aplicar conforme calendário.

     Pessoas de 30 a 59 anos devem ter no mínimo uma dose da vacina contra sarampo, caso não tenha comprovação deve realizar a aplicação em uma das unidades de saúde.

     Profissionais da saúde, independentemente da idade, devem administrar duas doses, conforme situação vacinal encontrada, observando o intervalo mínimo de 1 mês entre as doses. É considerada vacinada a pessoa que comprovar duas doses de vacina tríplice viral.

     O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), órgão da Secretaria Estadual da Saúde (SES), confirmou na última semana um caso importado de sarampo no Rio Grande do Sul.

     A coordenadora de Imunização, Luiza do Rosário, comentou sobre a importância de manter a vacinação em dia. “Para interromper a transmissão do sarampo temos que ter pelo menos 95% da população vacinada, por isso sempre ressaltamos da importância de manter o calendário de vacinação em dia. Quem não sabe se é vacinado orientamos que busque uma unidade de saúde e faça uma busca sobre a vacina. É importante estar vacinado, pois essa é a única maneira de se manter longe do sarampo”.

     Ainda conforme a coordenadora “a aplicação ocorre em dias alternados nas unidades para evitar o desperdício de doses”.


MAIS NOTÍCIAS