Agricultura

As primeiras uvas em Espaldeiras começam a ser colhidas

Mais de 40 agricultores participam do programa em Bento Gonçalves
31/01/2024 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso- Foto: Prefeitrua de Bento Gonçalves

     A Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura de Bento Gonçalves iniciou em 2022 iniciou o projeto relacionado ao incentivo ao agricultor para a produção de uvas de qualidade superior em espaldeiras. O projeto conta com subsídio de 50% do valor de aquisição das mudas viníferas para o plantio de 1 hectare por ano em sua propriedade com até 30 horas/máquinas, desenvolvido em parceria com a EMATER, Embrapa e IRFS-RS.  

     O plantio para produção em espaldeiras em propriedades do município iniciou ainda em agosto de 2022, com o projeto contando atualmente com 46 agricultores inscritos, sendo que 34 destes já foram atendidos e estão com o projeto em andamento. A primeira etapa do projeto contou com trabalhos de terraplanagens nos quatro distritos que circundam o município, preparando o solo para o plantio das mudas. Ao longo dos anos de 2022 e 2023 foram plantados, pelo menos, 20 hectares de parreirais.

     Após um período de crescimento e maturação, nesta terça-feira (30), começaram a ser colhidas as primeiras uvas da modalidade Chardonnay das Espaldeiras plantadas na Casa Zottis- Vinhos e Uvas. Neste primeiro momento serão colhidas meia tonelada dessa espécie e na segunda quinzena de fevereiro pelo menos uma tonelada da variedade Merlot, totalizando 1,5 toneladas da fruta oriunda das Espaldeiras. 

     O sócio proprietário Juliano Zottis comentou sobre o incentivo da Prefeitura na produção das Espaldeiras. “Para nós produtores esse auxílio tem sido ótimo, porque conseguimos renovar vinhedos antigos e produzir essas uvas de altíssima qualidade. Agora estamos colhendo os primeiros frutos dessa produção e tenho certeza que ali na frente vamos colher ainda mais e preparar o nosso vinho com tanto carinho e qualidade de sempre”. 

     O próximo vinhedo a colher as primeiras uvas cultivadas nas Espaldeiras pertence a agroindústria familiar Della Mastela- Vinhos de Família. De acordo com o sócio-proprietário Odacir Megiolaro, em duas semanas devem ser colhidos, entre 400 e 500 quilos da variedade Marsellant, oriundas do cultivo em Espaldeiras.

     Megiolaro destacou que “toda a família tem um grande apreço pela criação do Projeto de Vinhedos em Espaldeira, pois foi um grande incentivo para implantarmos mudas de uvas Viníferas na propriedade e cultivar nesse sistema de condução que traz grande qualidade para nossas uvas, as quais são utilizadas na elaboração dos vinhos da vinícola”. 

     O Chefe do Escritório da Emater, Thompson Didoné, comentou que “o projeto é uma oportunidade de viabilizar uma produção de uvas finas, de qualidade superior, principalmente para as vinícolas familiares do município”.

     O secretário de Agricultura Volnei Christofoli destacou que “estamos muito felizes com o resultado que esse projeto está dando para os produtores rurais do nosso município. É muito bacana ver que as primeiras uvas já estão sendo colhidas, mostrando na prática a importância desse grande projeto. Nós sabemos que com isso estamos dando um passo a mais na qualidade do vinho produzido em Bento Gonçalves”.

    O Prefeito Diogo Siqueira celebrou a colheita das primeiras uvas. "É uma alegria poder estar conferindo a colheita dos primeiros frutos, deste que é um projeto de lei para incentivo da produção em espaldeiras. Daqui sairá o primeiro vinho. Um grande passo para consolidar a qualidade do vinho e evidenciar ainda mais nosso título de Capital Nacional do Vinho".


MAIS NOTÍCIAS