Economia

Abrir empresas em Garibaldi fica 81,5% mais rápido

No governo Cettolin em 2019 era necessário 20 horas. No governo Chesini o tempo é de 3,7 horas
04/02/2024 Em Garibaldi
Portal Adesso - Foto: divulgação

     Dados da Secretaria Municipal de Inovação e Empreendedorismo mostram que a gestão do prefeito Sérgio Chesini tem sido diferenciada no que se trata e menos burocracia. Atualmente para abrir uma empresa no município de Garibaldi se leva menos de 4 horas.

     Em 2023, Garibaldi registrou a abertura de 410 novas empresas, totalizando 6.225 empreendimentos ativos no município. Segundo dados levantados pela Secretaria Municipal de Inovação e Empreendedorismo, esse número se deve a agilidade em abertura de empreendimentos, que ficou 81,5% mais eficiente se comparado a 2019.

     Conforme a Secretaria, os registros obtiveram um tempo médio de 3,7 horas para serem concluídos. Em 2019, no governo Cettolin, o mesmo processo demorava, em média, 20 horas. As viabilidades também ficaram mais ágeis, caindo de 45,7 para 11,3 horas de 2019 até dezembro do ano passado.

     Outra ação para melhorar a eficiência dos serviços prestados aos empreendedores foi a implantação do "Protocolo Digital", que economizou dos cofres públicos mais de 89 mil folhas de papel. A ferramenta permite a realização da abertura de diversos processos sem precisar se dirigir ao prédio da administração. Ao todo, quatro secretarias já adotaram esse sistema, que reduz custos e preserva o meio ambiente.

     A Administração do atual prefeito Sérgio Chesini, segue acompanhando a economia local e nacional, e suas alterações tributárias e fiscais, para que novas ações possam ser criadas afim de ajudar os empreendedores. "O nosso Município tem muito potencial e atrativos para novos investimentos”, destaca o secretário da pasta, Daniel Deconti.

MAIS NOTÍCIAS